A Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (EBSGZarco) realizou, na passada sexta-feira, dia 22 de Março, a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, “um momento marcante que celebrou o compromisso da escola com a sustentabilidade e as práticas ambientais responsáveis”.
Esta distinção foi àquele estabelecimento de ensino em reconhecimento das “notáveis práticas ambientais implementadas ao longo do ano letivo 2022/2023, reflectindo o empenho e
dedicação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários e encarregados de educação)”, destaca a instituição em comunicado de imprensa.
O hastear da Bandeira Verde representa um marco importante na jornada contínua da EBSGZarco em direção a um futuro mais verde e sustentável, demonstrando o poder da educação ambiental e do trabalho em equipa na construção de um mundo melhor para as gerações futuras.
A cerimónia contou com a presença de diversas turmas e professores, que testemunharam uma série de apresentações, entre as quais a peça rítmica intitulada ‘Percussão no Cinema’, apresentada pelas turmas 6.º1, 6.º2, 6.º3, 6.º4 e 7.º3, sob a orientação da professora Sónia Fernandes.
Além disso, o aluno João Freitas, do 9.º6, emocionou a plateia com a declamação do poema ‘Sem água não há vida’, da sua autoria, salientando a importância da preservação dos recursos hídricos.
A cerimónia contou com a interpretação do ‘Hino EcoGZ’ pelo grupo do 5.º1, acompanhado pela docente Rubina Fernandes.
De destacar ainda a performance especial da música ‘Skyfall’, de Adele, pela aluna Petra Freitas do 9.º1, vencedora da III edição do Festival de Vozes – ‘A Voz da nossa escola’.
“Essas apresentações não apenas abrilhantaram o evento, como também reforçaram o compromisso da escola em promover a consciência ambiental e acções sustentáveis entre os seus alunos e funcionários”, conclui a nota da EBZGZarco.