O Cinema NOS Fórum Madeira será palco de um evento promovido, amanhã, às 10 horas, pela Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, através da sua Universidade Sénior, dedicado à doença de Alzheimer.
A iniciativa inclui a exibição do filme “Mère” (Mãe), seguido de uma conferência com um painel diversificado de especialistas para discutir esta doença que inspirou a primeira longa-metragem do realizador madeirense João Brás.
O filme, baseado na história pessoal do cineasta e na experiência com a sua avó, aborda de forma sensível e profunda os desafios enfrentados pelas pessoas com Alzheimer e suas famílias.
Após a exibição do filme, segue-se um debate que contará com a presença de João Lucas, formador da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, Carolina Manica, enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria, e o próprio João Brás.
Diogo Teotónio, produtor do filme, também é um dos convidados, para além de Lucília Nóbrega, psicóloga da delegação da Madeira da Associação Alzheimer Portugal, entidade que se associou a este evento.
O debate será moderado pelo jornalista Cesário Camacho, que guiará a discussão sobre o papel das Universidades Seniores, e outros projetos similares, na prevenção e cuidado da doença de Alzheimer.
Este evento pretende não só destacar a relevância do filme como ferramenta de consciencialização, mas também promover o diálogo sobre estratégias de prevenção e intervenção.