O Largo da Achada, na Camacha, promete três dias de animação, no segundo fim-de-semana de Outubro, por ocasião da XXXVII Festa da Maçã, a fruta rainha produzida naquela freguesia serrana.
O evento conta com um quarto dia, por sinal o primeiro, na quinta-feira dia 10 de Outubro, cujo programa cinge-se a uma mesa redonda para abordar o tema ‘Camacha – Terra da Maçã’, a ter lugar na Quinta da Moscadinha, a partir das 19 horas.
A festa propriamente dita, organizada pela Junta de Freguesia local, volta a ter como palco o emblemático Largo da Achada no ‘coração’ da Vila camachense, com destaque para o concerto de Toy na noite de sexta-feira (22h30), dia 11.
Nesse primeiro de três dias de festa, ao início da noite haverá sessão solene (20h00) com a participação da filarmónica Banda Paroquial São Lourenço. Seguem-se as actuações do Grupo de Folclore do Rochão (20h15) e de Márcio Amaro e Banda (21h00), antes de Toy subir ao palco. O resto da noite, com animação prevista até às 02h00, será assegurada pelo DJ Celso.
No sábado a festa arranca pelas 17h30com o Cortejo da Maça, seguido de showcooking por Arnaldo Araújo, que antecede a missa na Igreja paroquial (19h00). A exemplo da véspera a noite terá vários motivos de animação, a começar pela actuação da TUMa (20h00) e de João Vinagre (21h00). O resto da noite/madrugada terá a animação da banda Tradição d’Ouro, a cabeça de cartaz na programação de sábado, que terá ainda, entre as 17h30 e as 20h00, animação de rua com Teatro Bolo do Caco. Presença que se repete na tarde de domingo (14h30 às 17h30).
Antes, logo pela manhã (09h00) haverá prova Ori-Trail e após a missa, ao final da manhã, a entrega de prémios. A meio da tarde está previsto showcooking com A Biqueira (16h30), a anteceder a animação festiva em placo até final da noite. Até final da tarde actual Power Dance – Centro Comunitário da Nogueira, Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha e Cordophonia. Já a última noite desta 37ª Festa da Festa contempla os Mariachi México Madeira (20h00), a tradicional queima de fogo (21h00) e para fecho, concerto com os C’azoada (22h00).
Como não podia deixar de ser, nos três dias de festa no Largo da Achada a oferta é complementada (até às 23h00) com a ‘tenda da maçã’ dinamizada pelo Grupo de Romarias Antigas do Rochão.