Tem lugar entre os dias 11 e 13 de Outubro, sexta-feira a domingo, na freguesia do Caniçal, concelho de Machico, a “Feira do Mar e do Pescador”.
Trata-se de uma iniciativa da Casa do Povo do Caniçal que pretente, acima de tudo, contribuir para a preservação das tradições, costumes e a memória do povo do Caniçal, particularmente da sua relação com o mar e com a actividade piscatória. Ao mesmo tempo, o objectivo passa por mobilizar toda a comunidade, contribuindo para a dinamização social, cultural e económica da freguesia.
Segundo o presidente da Casa do Povo, André Moreira, este certame é uma forma de homenagear todos aqueles que têm uma afinidade com o mar, particularmente os habitantes do Caniçal.
“O Caniçal e a sua população têm uma ligação muito próxima com o mar e faz parte da cultura local, particularmente na altura em que havia a caça à baleia e ao cachalote”, disse André Moreira, que fez saber que é objectivo da Casa do Povo dinamizar vários projectos de forma a preservar marcas culturais do passado, nomeadamente o Bordado Madeira ou a extração de pedra vermelha do Caniçal, usada para a construção de fornos e outros fins que ainda hoje existem.
Durante os três dias do evento vão estar vários expositores no Porto do Caniçal, onde os artesãos e produtores locais poderão expor e comercializar os seus produtos.
Tendo em conta a existência de vários restaurantes nesta área do evento e de forma a dinamizar ainda mais a economia local, serão convidados a apresentar menus específicos para o certame, dando especial destaque à confecção de pratos à base de pescado local.
Haverá espaço ainda para a divulgação relativa à actividade baleeira na freguesia, através de parceria com o Museu da Baleia, mostra de actividades náuticas e várias informações sobre a actividade piscatória por parte da Direcção Regional de Pescas. Workshops e mesas redondas sobre temas relacionados com o evento serão outras actividades que terão lugar nesta iniciativa.