Este ano, nos primeiros dez meses – até Outubro -, a GESBA – Empresa de Gestão da Banana, já realizou mais de 2 mil acções de apoio técnico e de certificação gratuita junto dos bananicultores. Os resultados destas iniciativas tem sido o aumento do rendimento dos produtores de banana, nomeadamente a componente da certificação, com um acréscimo de meio milhão de euros no rendimento dos bananicultores.
Os apoios em causa visam também aumentar a percentagem de produção certificada para 80%, assim como, a qualidade da banana, havendo a expectativa que a produção da categoria extra possa crescer 7% e chegar aos 90% da produção global.
Para alcançar estas metas a GESBA tem implementado várias iniciativas para melhorar a competitividade e rendimento dos produtores de banana da Madeira.
Entre estas iniciativas, destaca-se o apoio técnico oferecido a todos os produtores e a certificação gratuita, que se tornou uma exigência das grandes superfícies comerciais. Esta certificação permitiu aumentar em meio milhão de euros o rendimento dos produtores, reflectindo o sucesso das medidas implementadas.
A empresa com sede em São Martinho conta actualmente com uma equipa de técnicos especializados que prestam assistência gratuita aos produtores de banana. De Janeiro a Outubro de 2024, foram realizados cerca de 2100 atendimentos aos produtores. Este apoio técnico abrange uma ampla gama de serviços, incluindo aconselhamento sobre variedades de bananeiras que mantêm as características típicas da banana da Madeira, recomendações de adubações e dotações de rega, identificação e tratamento de pragas e doenças, tratamentos fitossanitários, operações culturais, recolhas para análises de solo, fitopatológicas e de resíduos, esclarecimentos sobre apoios existentes, colaboração na implementação e manutenção da certificação Global G.A.P., desenvolvimento de ensaios para resolução de problemas e administrações de formações teóricas e práticas aos agricultores.
A equipa da GESBA também prestará apoio na elaboração e preparação de candidaturas a projectos de investimento co-financiados pelo PEPAC, com o objectivo de modernizar as explorações agrícolas. Estes projectos incluem a melhoria das acessibilidades, a implementação de sistemas de rega mais eficientes e a aquisição de máquinas, equipamentos e construções.
Um dos objectivos principais da GESBA é aumentar a percentagem de produção certificada para 80%, assegurando uma produção segura, sustentável e conforme as leis laborais. A empresa está empenhada em implementar novas versões da certificação Global G.A.P., exigidas pelos principais clientes da banana da Madeira. Outro objectivo importante é aumentar a qualidade da banana, elevando a percentagem de produção da categoria extra dos actuais 83% para 90%.
Leia mais na pág. 2 da edição impressa desta terça-feira, 26 de Novembro, no seu DIÁRIO!