O Imaculado Coração de Maria celebrou, na noite de sábado, pelo terceiro ano consecutivo, o tradicional ‘Varrer dos Armários’, em honra de Santo Amaro, envolvendo mais de quatro dezenas de populares, munidos de vassouras, aventais e instrumentos tradicionais.
O grupo, que incluiu também elementos do Grupo de Folclore MonteVerde e da Associação Xarabanda, juntou-se no Jardim de Santa Luzia pelas 18 horas, para dar início a uma noite de cânticos e animação que perdurou até às 23 horas.
Ao longo do percurso, com paragens em nove estabelecimentos comerciais da freguesia, o grupo recriou uma das práticas mais emblemáticas desta celebração “promovendo cultura e alegria”.
O presidente Pedro Araújo, acompanhado pela tesoureira Luciana Gonçalves, liderou o evento e fez questão de agradecer a participação de todos, bem como o acolhimento dos diversos estabelecimentos visitados. O edil vinca que esta festividade, dinamizada pela Junta de Freguesia, reforça o compromisso do executivo “em valorizar as tradições locais enquanto fomenta o espírito de união entre os moradores e apoia o comércio local”.
No último estabelecimento a ser visitado, o presidente reforçou “a importância de manter viva esta tradição e o espírito de amizade que caracteriza a freguesia, num exemplo do envolvimento activo da comunidade na sua vida social e cultural”.
“Não deixem morrer as tradições nem este espírito de proximidade que temos vindo a fomentar no Imaculado nos últimos três anos”, apelou ainda Pedro Araújo, concluindo uma noite de convívio que combinou cultura, entretenimento e identidade comunitária.