Joaquim Sousa
Joaquim Sousa
Ao fim de quase quarenta anos ligado à escola inquieta-me que…
… a escola em particular e a educação no seu todo sejam das áreas sobre a qual todos sabem tudo — muitos porque passaram pela mesma enquanto alunos, outros simplesmente porque sim e uns quantos porque a democracia lhes deu a representatividade do povo e sob essa capa de um momento para o outro tornaram-se experts em tudo o que tenha a ver com a mesma, divulgando nos cafés e redes sociais sabedorias e soluções mais ou menos enigmáticas…
Assumo que nutro profundo respeito pelas pessoas que têm opinião e que a expressam frontalmente, pois é na variedade de experiências e opiniões de profissionais de diferentes ofícios, que, de forma livre e descomprometida, as expressam, sem segundas intenções que surgem as soluções, pois têm o dom de apontar lucidamente, aspetos negativos e positivos face às diferentes situações que surgem na escola, não estando somente para dizer mal e difamar os profissionais da educação (temos nesta terra algumas almas que só sabem dizer mal da Escola, sendo que para elas nesta nada está bem!).
Apesar dos muitos constrangimentos, considero que a abertura da escola de 2º e 3º ciclos no Curral das Freiras foi um marco, existindo um antes e um depois, podendo o freguesia orgulhar-se da sua escola, dos seus alunos, dos seus professores, dos seus órgãos diretivos, dos seus funcionários, da sua Associação de pais/comunidade educativa e do imenso e meritório trabalho desenvolvido, de que os excelentes resultados escolares obtidos nos exames nacionais e a redução das taxas de abandono escolar ou de duplas e triplas retenções são meros exemplos, mas que muito nos motivam.
Acredito que a geração pós escola será indubitavelmente uma geração mais competente, mais exigente, mais participativa, mais competitiva, enfim teremos certamente melhores e mais competentes cidadãos.
Por hora termino citando o presidente Jorge Sampaio “A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e ação que pensa.” Cujo pensamento influenciou o lema da escola “Por uma Escola de Valores – Com excelência formamos homens e mulheres para e com a sociedade”