
A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria aprovou, esta sexta-feira, na sua segunda reunião do executivo, a duplicação do valor do ‘Kit do Bebé do Imaculado’, medida que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2026.
A deliberação, aprovada por unanimidade, cumpre uma das promessas do programa eleitoral da coligação ‘Funchal Sempre Melhor’, reforçando o compromisso da junta com as políticas de apoio à natalidade e às famílias da freguesia.
Criado em 2022, o programa foi uma das primeiras medidas implementadas pelo primeiro executivo presidido por Pedro Araújo, tendo sido anunciado durante a campanha autárquica de 2021 e regulamentado no início do mandato. Desde então, o ‘Kit do Bebé’ tem beneficiado várias famílias, através da entrega de vouchers para produtos de primeira necessidade, disponíveis em farmácias aderentes como a Farmácia Luso Britânica, a Farmácia Botica Inglesa e a Farmácia Central.
Com a aprovação agora alcançada, o valor do apoio será duplicado, representando “um estímulo adicional à natalidade e um gesto de proximidade para com as famílias que dão as boas-vindas a um novo membro”, sublinha a junta em comunicado.
A medida integra-se na estratégia ‘Imaculado +Social’, centrada no reforço das políticas de coesão e solidariedade, procurando criar melhores condições de vida e apoiar os agregados familiares “na fase inicial de crescimento dos seus filhos”.
O novo executivo irá enquadrar a proposta da duplicação do Kit do Bebé no Orçamento e Plano de Atividades para 2026, que será apreciado e votado pela Assembleia de Freguesia em dezembro.
De acordo com o regulamento do programa, podem candidatar-se ao ‘Kit do Bebé’ todos os recém-nascidos até três meses de idade, cujos progenitores estejam recenseados e com domicílio fiscal na freguesia há mais de um ano.
Com esta deliberação, a Junta de Freguesia “renova o seu empenho em políticas que colocam as pessoas no centro da ação pública, valorizando a família como núcleo essencial de desenvolvimento humano e social”.