
A Casa do Povo de Santa Cruz organiza, entre amanhã e o próximo domingo, a 12.ª edição do evento Sons e Sabores da Madeira, na Praça Padre Gabriel Olavo Garcês, em Santa Cruz. A iniciativa promete três dias repletos de música, gastronomia e tradições madeirenses.
Cinco restaurantes locais vão proporcionar aos visitantes uma experiência gastronómica diversificada, incluindo demonstrações culinárias, degustação de doces, cocktails e vinhos. O evento contará também com seis barracas de produtos artesanais e outras iguarias regionais.
A animação musical ficará a cargo de grupos regionais, com estilos que vão do folclore ao fado, destacando-se actuações de D’Repente, Sons da Tradição, Tangederos do Atlântico, Banda D’Além e Madeira Despique Gente Antiga.
O evento tem o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Santa Cruz, sendo co-financiado pelo PRODERAM 2020. Contou ainda com a parceria de diversas empresas locais.
A apresentação do evento será feita por Carlos Pereira, técnico da Divisão de Dinamização e Valorização Rural, e Délia Pombo. Para quem não puder comparecer presencialmente, a programação será transmitida em directo nas redes sociais da Casa do Povo de Santa Cruz, Eduardo Costa Produções e no YouTube.
A programação detalhada inclui, na sexta-feira, 14, a abertura oficial com o Hino Regional e actuações do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santa Cruz, Madeira Despique Gente Antiga, D’Gêpênta e Tuna D’Elas. No sábado, 15, destaque para demonstrações de doçaria tradicional, showcooking com o chef Mário Faria e actuações de 4Acordes, HELD Além, Tangederos do Atlântico e TUMA – Tuna Universitária da Madeira.
O domingo, 16, encerra o evento com apresentações de TRAÇA – Associação de Folclore “Tradições de Gaula”, Sons da Tradição, concertos de barmen e músicos locais, culminando com a actuação de Susana Abrantes, César Abrantes, João Sousa e Paulo Gouveia, com participações especiais de Carlota Freitas e Susana Andrade.
O Sons e Sabores da Madeira consolida-se assim como uma referência cultural e gastronómica no calendário de Santa Cruz, oferecendo três dias de tradição, sabor e música madeirense.