
A literacia do Oceano esteve em destaque, na última semana, graças a duas iniciativas promovidas pelo Projeto Mare Nostrum – Escola Azul, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, na Ribeira Brava. Os eventos contaram com a colaboração dos Serviços Educativos da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação.
Na terça-feira esteve em foco o ‘Lixo Marinho’, numa palestra dinamizada pela investigadora da ARDITI Sara Bettencourt, dirigida a duas turmas do 6.º ano. “A sessão revelou-se extremamente dinâmica e participativa, permitindo aos alunos aprofundar conhecimentos sobre a problemática da poluição marinha, considerada actualmente um dos maiores desafios ambientais à escala global, com consequências ambientais, sociais e geopolíticas cada vez mais evidentes”, indica nota enviada à imprensa.
Já a sessão ‘IA na palma da mão com o Micro:bit’ foi destinado aos alunos do 9.º ano. Os estudantes tiveram assim oportunidade de utilizar o Micro:bit para treinar modelos simples de Inteligência Artificial, reconhecendo padrões de gestos e observando as respostas do dispositivo. “A actividade permitiu compreender, de forma prática, como as máquinas aprendem, promovendo o desenvolvimento do pensamento computacional e a aplicação de conhecimentos nas áreas da ciência e da tecnologia”, indica. João Batista, dos Serviços Educativos da ARDITI, foi o responsável pela sessão.
“Estas acções reforçam o compromisso da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares com a educação para a sustentabilidade, a inovação pedagógica e a formação de cidadãos conscientes e informados sobre os desafios ambientais do presente e do futuro”, termina a nota à imprensa.