
A Casa do Povo de São Roque do Faial vai reavivar uma tradição antiga com a realização do Varrer dos Armários, na quarta-feira, dia 14 de Janeiro, véspera do Santo Amaro. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’ e visa manter vivas as tradições locais, promovendo convívio entre os participantes e os moradores.
Segundo a Casa do Povo, há muito tempo que a tradição de visitar as casas e varrer os armários no dia 14 de Janeiro tinha desaparecido. Há 19 anos, a instituição começou a visitar algumas casas para ver as lapinhas, tendo incluído esta actividade no Plano de Actividades desde então, dado o interesse demonstrado pelos moradores.
A tradição consiste em visitar as casas dos amigos, lembrando que, em São Roque do Faial, a ‘Festa’ terminava nesta altura. Durante as visitas, um dos elementos do grupo veste-se como Santo Amaro e leva uma vassoura e uma pá, simbolizando o acto de varrer os armários.
A senhora Natividade Abreu compôs uma letra e música próprias para a ocasião, que foram incluídas no CD ‘Alma de Um Povo’, lançado pela Casa do Povo em 2023. A visita às casas terá início às 18h30 na freguesia de Santana, seguindo-se as residências em São Roque do Faial.
O objectivo é não só recuperar esta tradição, como também proporcionar momentos de convívio e amizade entre o grupo e os moradores que os recebem.