• Imaculado Coração de Maria
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Alunos de Santa Cruz integram Projecto Escolas 900 anos
6 Fevereiro, 2026

Pedro Araújo estreou-se no conselho directivo da ANAFRE

7 Fevereiro às 9:38

A primeira reunião do novo Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que foi eleito no passado domingo, realizou-se esta sexta-feira, e contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, que fez a sua estreia nesse órgão.

A reunião contou com a manifestação formal de solidariedade para com as populações afectadas pela tempestade, bem como para com os autarcas de freguesia que têm estado na linha da frente da resposta imediata e da recuperação dos territórios atingidos. Na ocasião, foi destacada a importância estratégica das freguesias nas operações de protecção civil, na resposta a situações de emergência e nos processos de recuperação.

Na distribuição de pelouros pelos membros deste conselho directivo, Pedro Araújo passou a integrar os pelouros da Comunicação, Informação e Relações Institucionais;  da Coesão Territorial, Protecção Civil e Capacitação Autárquica, bem como da Administração, Finanças, Património, Pessoal e Funções Sociais do Estado. Além disso, acumula funções no pelouro da Formação e das Delegações de Leiria, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Madeira, assegurando, neste âmbito, a proximidade e articulação com a delegação da Madeira.

No rescaldo da primeira reunião, Araújo sublinhou o início de “um ciclo de trabalho que se prevê intenso, marcado pela partilha, pelo diálogo e pelo elevado sentido de responsabilidade”, reiterando “a honra de poder integrar o Conselho Diretivo da ANAFRE”. O autarca reforçou igualmente a vontade de “levar a realidade da Madeira e das suas freguesias, com humildade, espírito de serviço e compromisso com soluções que aproximem as Juntas das pessoas e reforcem a sua capacidade de resposta”.

A participação do presidente da Junta do Imaculado “assume particular importância ao assegurar a representação da Madeira no órgão executivo da ANAFRE e reforçar a ligação da freguesia aos principais fóruns nacionais de decisão e reflexão sobre o poder local”.

A representação das Regiões Autónomas no Conselho Diretivo da ANAFRE é promovida em estreita articulação entre a Madeira e os Açores, garantindo uma presença informada, cooperante e alinhada com os desafios específicos dos territórios insulares.

 

Share
Andreia Dias Ferro
Andreia Dias Ferro

Publicações relacionadas

FOTO ARQUIVO/ASPRESS

6 Fevereiro, 2026

Alunos de Santa Cruz integram Projecto Escolas 900 anos


Ler mais
5 Fevereiro, 2026

Escola Gonçalves Zarco aderiu ao movimento ‘Global School Play Day’


Ler mais
4 Fevereiro, 2026

São Pedro prepara geminação com São Pedro Fins, na Maia


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Pedro Araújo estreou-se no conselho directivo da ANAFRE
  • Alunos de Santa Cruz integram Projecto Escolas 900 anos
  • Escola Gonçalves Zarco aderiu ao movimento ‘Global School Play Day’
  • Campanário inicia audiências com a população nas zonas altas
  • São Pedro prepara geminação com São Pedro Fins, na Maia
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.