
A primeira reunião do novo Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que foi eleito no passado domingo, realizou-se esta sexta-feira, e contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, que fez a sua estreia nesse órgão.
A reunião contou com a manifestação formal de solidariedade para com as populações afectadas pela tempestade, bem como para com os autarcas de freguesia que têm estado na linha da frente da resposta imediata e da recuperação dos territórios atingidos. Na ocasião, foi destacada a importância estratégica das freguesias nas operações de protecção civil, na resposta a situações de emergência e nos processos de recuperação.
Na distribuição de pelouros pelos membros deste conselho directivo, Pedro Araújo passou a integrar os pelouros da Comunicação, Informação e Relações Institucionais; da Coesão Territorial, Protecção Civil e Capacitação Autárquica, bem como da Administração, Finanças, Património, Pessoal e Funções Sociais do Estado. Além disso, acumula funções no pelouro da Formação e das Delegações de Leiria, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Madeira, assegurando, neste âmbito, a proximidade e articulação com a delegação da Madeira.
No rescaldo da primeira reunião, Araújo sublinhou o início de “um ciclo de trabalho que se prevê intenso, marcado pela partilha, pelo diálogo e pelo elevado sentido de responsabilidade”, reiterando “a honra de poder integrar o Conselho Diretivo da ANAFRE”. O autarca reforçou igualmente a vontade de “levar a realidade da Madeira e das suas freguesias, com humildade, espírito de serviço e compromisso com soluções que aproximem as Juntas das pessoas e reforcem a sua capacidade de resposta”.
A participação do presidente da Junta do Imaculado “assume particular importância ao assegurar a representação da Madeira no órgão executivo da ANAFRE e reforçar a ligação da freguesia aos principais fóruns nacionais de decisão e reflexão sobre o poder local”.