• São Gonçalo
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Milton Teixeira eleito vice-coordenador da ANAFRE
30 Março, 2026
Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão abrilhanta Páscoa em Santa Cruz
31 Março, 2026

São Gonçalo lança ciclo de sessões de saúde para população sénior

30 Março às 10:02

A Junta de Freguesia de São Gonçalo deu início ao projecto CuidArte, um ciclo de sessões de saúde e bem-estar dirigido sobretudo à população sénior, numa iniciativa desenvolvida em parceria com o SESARAM, através da Unidade de Saúde Pública. O programa prevê a realização de oito sessões ao longo dos próximos meses, com enfoque na promoção da saúde, prevenção da doença e melhoria da qualidade de vida.

A primeira sessão já decorreu e foi dedicada ao tema do autocuidado, centrando-se na importância dos hábitos diários na manutenção do bem-estar físico, mental e emocional. Durante a sessão, foi reforçada a ideia de que cuidar de si não se limita à ausência de doença, mas implica a adopção de rotinas saudáveis, como alimentação equilibrada, exercício físico, descanso adequado, gestão do stress e convívio social.

Sob coordenação da enfermeira especialista em enfermagem comunitária, Orlanda Gonçalves, o projecto pretende dotar os participantes de ferramentas práticas para o dia a dia, reforçando a literacia em saúde e incentivando escolhas mais conscientes. As sessões, com periodicidade mensal e duração aproximada de 60 minutos, irão abordar temas como terapêutica segura, higiene do sono, relação entre habitação e saúde, gestão emocional e importância da actividade física.

O presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Tiago Freitas, sublinha o alcance da iniciativa, ao destacar que “este projecto pretende criar momentos de aprendizagem, partilha e proximidade com a população, promovendo uma comunidade mais informada, mais saudável e mais preparada para envelhecer com qualidade de vida, autonomia e bem-estar”, enquadrando o CuidArte como uma resposta concreta às necessidades da população sénior.

Também Orlanda Gonçalves reforça a importância do trabalho de proximidade na área da saúde comunitária, explicando que “o objectivo passa por capacitar as pessoas com conhecimentos práticos para o dia a dia, promovendo o autocuidado como um pilar fundamental da saúde e da prevenção da doença”, numa abordagem centrada na autonomia e na melhoria da qualidade de vida.

A Junta de Freguesia de São Gonçalo garante que continuará a promover iniciativas na área da saúde, prevenção e apoio social, reforçando o compromisso de proximidade com a população

Share
Victor Hugo
Victor Hugo

Publicações relacionadas

14 Maio, 2026

Concurso Regional de Artes Florais no Mercado da Penteada


Ler mais

foto DR

13 Maio, 2026

Rosinha é cabeça-de-cartaz na Festa da Cereja


Ler mais

foto OD

13 Maio, 2026

Casas de vinho devem valorizar viticultores, alerta Junta


Ler mais

Eventos

Últimas

  • Escola da APEL garante Bandeira Verde pela 18.ª vez
  • Concurso Regional de Artes Florais no Mercado da Penteada
  • Escola da APEL recebe parceiros internacionais, incluindo investigador do CERN
  • Escola da Ponta do Sol distinguida no Festival de Audiovisual e Cinema Escolar
  • Fregueses e entidades locais visitam obra do novo hospital
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.