
A Assembleia de Freguesia do Imaculado Coração de Maria reuniu-se, na tarde desta quarta-feira, tendo aprovado por unanimidade os regulamentos ‘Banco de Medicamentos’ e ‘Talentos do Imaculado’.
Tratam-se de dois novos projectos que concretizam compromissos assumidos para o mandato 2025–2029 durante a campanha eleitoral, um na área social e outro na valorização do talento dos moradores.
O ‘Banco de Medicamentos’ permitirá comparticipar até 25 euros mensais na medicação de uso continuado de residentes com 70 ou mais anos em situação de maior vulnerabilidade económica, através de um apoio complementar a outras comparticipações existentes. Por sua vez, o ‘Talentos do Imaculado’ transforma os apoios pontuais já concedidos pela Junta num programa regulamentado de identificação, reconhecimento e apoio aos moradores em áreas como educação, tecnologia, cultura, desporto, empreendedorismo, voluntariado, entre outros.
Na sessão foi ainda apreciada a informação escrita do presidente relativa ao período entre 16 de Junho e 15 de Setembro, trimestre marcado pela passagem da Unidade Local de Protecção Civil à fase operacional e pelo lançamento da primeira edição do Orçamento Participativo. O relatório deu igualmente conta da continuidade das respostas de proximidade, a par da actividade da Universidade Sénior e de uma agenda comunitária que integrou iniciativas como o Funchal Folk, a Marcha Popular e o Cinema ao Ar Livre.
No território, foram também destacadas intervenções como a repavimentação do Beco da Penha de França norte e a instalação de dois novos postes de iluminação no Impasse 1 da Rua do Til, num trimestre marcado por intensa actividade.