Decorre no próximo fim-de-semana, no Faial, a XXVII Exposição Regional da Anona, um certame que reúne, como habitualmente, centenas de agricultores que se dedicam ao cultivo deste fruto que é já uma referência na Madeira.
Numa organização conjunta da Casa do Povo do Faial e de uma Comissão de Agricultores criada para o efeito, este é um evento que marca já o calendário de festas regionais, que na edição deste ano terá Ágata como cabeça de cartaz. A sua actuação está agendada para as 18h de Domingo.
Mas antes disso há muito para ver, provar e apreciar nesta exposição marcadamente agrícola. Das acções mais direccionadas para os produtores, destaca-se, na tarde de Sábado, dia 24, pelas 16h, as palestas de Emilio Sanches e Jose Rubia, duas referências a nível internacional no cultivo e transformação da anona. Vão abordar a ‘Transformação e valorização da Anona da Madeira’. Logo depois, será a vez de Alexandre Tavares falar aos presentes acerca do ‘Valor nutritivo e a importência da Anona da Madeira para a nossa saúde’. Temáticas que embora desenvolvidas a pensar nos que se dedicam ao cultivo deste fruto, podem também ser do interesse do público em geral.
A festa propriamente dita começa por volta das 18h, com a abertura oficial do certame e a vista aos pavilhões onde os expositores terão oportunidade de mostrar alguns dos seus melhores frutos. Segundo a Organização, estão inscritos mais de seis centenas de produtores.
Na tarde de Sábado a animação estará a cargo da Tuna da Casa do Povo do Faial, da Tunda da Casa do Povo de Machico, dos AnimaParty e dos Galáxia, o conjunto regional que continua a ser uma presença assídua nestes eventos.
Para Domingo, depois da missa pelas 11h, seguir-se-á a entrega de prémios aos agricultores por parte do Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos. Este é o dia ‘mais forte’ do certame, esperado a Organização uma verdadeira enchente. Como habitualmente acontece, são muitos os madeirenses que, de todos os cantos da Ilha, não querem deixar de provar as muitas iguarias feitas à base de anona que ali estarão para degustação. Junta-se a isso um cartaz musical bem rico. Além da actuação de Ágata, destaca-se o grupo musical ‘Sons da Tradição’, com um reportório tradicional madeirense, o Grupo de Tocares e Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, o grupo de dança ‘Nova Geração’, bem como a actuação do artista regional Tiago Silva, o grupo ‘CHOICE’ e, uma vez mais, os Galáxia. Será, certamente, uma tarde bem animada.