Na última reunião de executivo da Junta de Freguesia de São Martinho foi decidido atribuir bolsas de estudo a quinze estudantes universitários da freguesia, no montante total de quinze mil euros. Mais de 80 candidatos concorreram a este apoio no valor de mil euros por estudante e que está sujeito às regras de um rigoroso regulamento que, desta forma, garante que seja atribuído aos alunos mais carenciados.
Para além desta ajuda aos estudantes do ensino superior, a Junta de Freguesia realça o apoio que tem vindo a ser dado na área da educação às famílias da freguesia na aquisição de diverso material escolar. No centro das preocupações encontra-se também o apoio financeiro às actividades dinamizadas pelas cinco escolas básicas de São Martinho, tendo sido, em articulação com as direcções das escolas, definidas as verbas e os princípios que regem a sua atribuição.
O orçamento da Freguesia de São Martinho aprovado para 2018, reserva 240 mil euros para a área social, que vai desde o apoio habitacional ao fundo de emergência.
Uma das novidades que a Junta de Freguesia vai dinamizar em breve será o Orçamento Participativo das Escolas Básicas do 1º Ciclo. Um projecto que pretende levar aos alunos de São Martinho os princípios da participação cívica e de cidadania.