Decorreu, ontem, na sede do PSD/Monte uma Conferência sobre o tema ‘Principais alterações do Orçamento 2018 em sede de IRS e preenchimento da declaração do IRS 2017’, que teve por orador Manuel Dias Fortuna.
Esta iniciativa teve por objectivo esclarecer dúvidas sobre a entrega de declaração de IRS, que decorre de 1 a 31 de maio, este ano, conforme ressalvou o orador, com a particularidade de apenas poder ser apresentada em formato electrónico.
Manuel Dias Fortuna referiu que esta entrega pode ser feita de forma automática, sendo apenas necessário verificar os dados e confirmar a submissão, devendo ser pedida previamente a senha de acesso ao portal.
Contudo, sublinhou, são poucos os contribuintes que satisfazem as condições para esse efeito. A maior parte terá de entregar a declaração nos termos gerais, com o preenchimento online da declaração.
Foram também referidas pelo orador algumas alterações introduzidas pelo Orçamento de 2018, entre elas o facto de algumas despesas já não serem dedutíveis, como é o caso do vale de educação para despesas entre os 7 e os 25 anos, assim como as alterações ao regime simplificado, que passa a ser um pouco mais “complicado”.
Esta iniciativa foi organizada pela Comissão Política do PSD do Monte.