À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos volta a apoiar os alunos do ensino preparatório e secundário, que frequentam estabelecimentos escolares do concelho, que se têm distinguido no aproveitamento escolar. Este ano serão 11 alunos contemplados, do 9.º ano e do secundário. O objectivo é proporcionar uma experiência de contacto com a realidade académica e universitária. A autarquia assume os encargos inerentes à inscrição e outros custos de deslocação, para que os onze jovens contemplados participem nos programas da Universidade de Verão, promovido pela Universidade de Coimbra, e Universidade Júnior, da Universidade do Porto. A deliberação de concepção de apoio foi aprovada, por unanimidade, em reunião de Câmara.
Segundo a Vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, a educação é considerada “uma pedra basilar da construção de qualquer sociedade e condição fundamental de progresso”. Daí o empenho da autarquia em premiar e reconhecer o mérito dos jovens câmara-lobenses.
A participação dos jovens do concelho de Câmara de Lobos na Universidade de Verão reveste-se de grande importância, dado que é dirigida aos estudantes do ensino secundário de todo o país. A acção possibilita aos jovens experienciar uma série de actividades pedagógicas e científicas, em diversas áreas do saber. Por outro lado, irão participar em actividades culturais e desportivas em contexto universitário, permitindo-lhes tomar decisões mais fundamentadas no que concerne ao seu futuro profissional.
Refira-se que a Universidade de Verão conta com a participação directa dos docentes, investigadores e estudantes da Universidade de Coimbra, proporcionando aos alunos participantes uma verdadeira vivência da cidade e da vida académica.
Com este apoio a autarquia pretende não só reconhecer o mérito destes alunos, incentivando-os a almejar outros horizontes, como também reafirmar a educação como pilar fundamental do desenvolvimento concelhio e ferramenta imprescindível na construção de um futuro que a todos dignifique. Este é mais um investimento municipal na valorização dos seus jovens, e na criação de condições para o seu desenvolvimento rumo ao futuro, com vista à garantia da qualidade de vida das gerações vindouras.