A Casa do Povo de São Roque do Faial organizou na segunda-feira, 23 de Junho, a 21.ª edição do tradicional Concurso de Fontanários, com o objectivo de preservar e valorizar o património local, promover a confraternização entre vizinhos e manter viva a tradição dos enfeites de São João.
Os 14 fontanários públicos da freguesia, espalhados pelos vários sítios, participaram nesta edição, que contou com a presença de um júri composto por Dinarte Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santana, Francisco Vasconcelos, coordenador da Escola B+S com Pré-escolar e Creche Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, e Olinda Pinto, da Confraria da Truta e da Sidra.
Fontanário do Pico do Cedro Gordo I
O grande vencedor foi o fontanário da Achada do Folhadal, seguido pelo Pico do Cedro Gordo I e pelo Serradinho. O prémio revelação foi atribuído ao fontanário do Lombo dos Palheiros. Todos os concorrentes receberam prémios monetários entre 80 e 20 euros, além de troféus alusivos ao evento.
Fontanário do Serradinho
Na sessão de encerramento, o presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória, enalteceu a adesão total da freguesia, agradecendo o empenho dos participantes e o acolhimento oferecido ao júri em cada local. Também o presidente da Câmara, Dinarte Fernandes, e o presidente da Junta de Freguesia, Gonçalo Jardim, elogiaram a organização e a participação da comunidade.
Fontanário do Lombo dos Palheiros
A animação ficou a cargo do Grupo de Tocares e Cantares ‘Camponeses’, tendo o evento terminado com um convívio junto ao fontanário do Lombo dos Palheiros.