O Sócrates, de comando na mão, continua a gozar do sofá e do Zé Povinho na companhia do esquecido Ricardo Salgado, do benfiquista Luís Filipe Vieira, do ‘Rei dos Frangos’ que não me lembro do nome (não, não é o Rui Patrício!), do agente César Boaventura e do Manuel Pinho que bateu o recorde do madeirense Joe Berardo, nas cauções.
Pelas Áfricas e de pijama, rendeu-se o fugitivo João Rendeiro e, tal como Armando Vara, já treme como varas verdes na prisão.
Enquanto isso, Vale e Azevedo é perdoado pela justiça britânica. Sarkozy é condenado por corrupção, em França. Isabel dos Santos anda a passear pelo mundo e Isaltino Morais é reeleito em Oeiras. Enfim, à Squid Game, salve-se quem puder…
Enquanto soletramos o alfabeto grego nas diferentes variantes, um mar inquieto, com vagas sucessivas, continuam a agitar os números de contaminados pelo Coronavírus.
Com a bússola do agora Chefe do Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, Portugal lá orientou a sua rota, fazendo da anterior tasca uma taskforce, e da vacinação nacional uma referência mundial.
Esperando pela prometida imunidade, ao longo deste ano os hospitais transbordaram e, consequência disso, todos levamos com (no) pacote com novas medidas de prevenção. No pacote levaram igualmente os rivais do Presidente Marcelo, nas presidenciais.
Carlos Moedas, sem dar troco ao Medina, ganhou a Câmara de Lisboa, enquanto que, no Funchal, o PS saiu calado e entrou o Calado… o do PSD.
Rangel range os dentes e vai rio abaixo após vitória de Rui Rio no PSD. De lábios vermelhos ou não, Ventura chega e é reeleito no Chega.
Amuos na geringonça chumbam o orçamento e cai o governo de Costa, enquanto o Cabrita, em velocidade como na A6, deixa a Administração Interna e vai ‘escabritar’ para outras aldeias, depois de sucessivas polémicas. Sucessivas são também as polémicas no SEF devido a maltratos a imigrantes. Enquanto isso, o magnata Abramovich, do Chelsea, deixa de ser imigrante e vira português.
João Loureiro apanha Uber errado e é detido no Brasil com droga no seu avião. Nos Censos 2021, a população idosa aumentou e nos bolsos o combustível disparou.
Noah de 2 anos faz kms sozinho e aparece 30 horas depois, enquanto turista polaco de 35, desaparece nas serras da Madeira.
Por cá, na memória ficarão nomes como o do fadista Carlos do Carmo, do ‘Júlio Iglésias das Luvas’ Neno, do andebolista Alfredo Quintana, dos atores Rogério Samora, Maria João Abreu e António Cordeiro, do médico José Eduardo Pinto da Costa, do ‘capitão de abril’ Otelo Saraiva de Carvalho e do ex-presidente Jorge Sampaio, que este ano nos deixaram fisicamente. Filipe (duque de Edimburgo), a cantora brasileira Marília Mendonça e a diretora de fotografia Halyna Hutchins, vítima acidental do ator Alec Baldwin, também partiram em paz, sem regresso.
Em sentido inverso, nasce a segunda filha de Harry e Meghan, isto depois do afastamento da família real britânica e do divórcio de Bill Gates.
Guterres renova pela ONU e enquanto Angela Merkel simpaticamente sede a cadeira ao novo chanceler Olaf Scholz, o ‘bad loser’ Trump é arrancado à força da Casa Branca, depois de destronado por Joe Biden.
A retirada das tropas no Afeganistão virou pandemónio e tudo volta a ser talibã. Terroristas também, o polícia que matou George Floyd e que levou com 22 anos, o namorado da jovem Gabby Petito, que se suicidou, e o cantor R. Kelly, o mesmo do “I Believe I Can Fly”, que terá mesmo de voar se quiser liberdade, depois de preso por crime organizado e tráfico sexual.
O Perseverance aterrou em Marte, enquanto na Lua está Britney Spears depois de se libertar do pai, nos tribunais. Os cubanos, esses continuam presos no mesmo registo, mesmo que chegado o fim da era Castro.
Cubano, mas bem luso, o nosso Pichardo que conquistou ouro no Campeonato da Europa e nos Jogos Olímpicos, com a melhor participação de sempre de Portugal neste último, com medalhas ainda de Patrícia Mamona igualmente nos saltos, Fernando Pimenta nos remos e Jorge Fonseca nas lutas.
Ronaldo continua a fazer história… e filhos! Antes de abandonar a Juve e regressar ao Manchester, ele conquista a Supertaça Italiana, torna-se o melhor marcador da história, bate os recordes de longevidade na seleção e de golos em todas as seleções… e “marquises” à parte, ele vai ser mesmo pai de gémeos!
A choramingar, Messi ruma ao PSG, mas conquista a 7ª Bola de Ouro. Agüero é obrigado, por saúde, a pendurar as botas e Ricardinho pendura-as por vontade própria, após conquistar com a seleção, o campeonato do mundo de Futsal.
No Campeonato da Europa de futebol, a Squadra Azzurra vence, e com eles o dinamarquês Eriksen que ressuscita após um grande susto. Portugal, com participação discreta, caiu nos oitavos e, agora na qualificação para o mundial, caiu para o play-off.
Quanto ao Sporting, ele tirou mesmo a barriguinha da fome! No futebol paparam o campeonato, a Taça da Liga e a Supertaça, e qualificaram-se para os oitavos da Liga dos Campeões. No hóquei em patins sagram-se campeões da Europa. No futsal e no basquetebol são campeões nacionais.
Benfica afasta Barcelona na liga dos milhões e segue igualmente para os oitavos. E o Luís Filipe Viera dos milhões é afastado da presidência do SLB, dando o lugar ao Rui Costa.
Por aqui, o Marítimo desmarca-se de Carlos Pereira, com ‘golo’ de Rui Fontes, e o estádio dos Barreiros é interditado por parecer campo de batatas.
Chelsea vence a Supertaça Europeia e a final da Liga dos Campeões, com sotaque português. França, a Liga das Nações.
Abel Ferreira coleciona nova Taça dos Libertadores, pelo Palmeiras. Leonardo Jardim traz o caneco asiático, pelo Al Hilal. Mourinho soma indemnizações e despedimentos. Sérgio Conceição soma… castigos.
A Superliga Europeia dos meninos ricos surge explosiva que nem o vulcão Cumbre Vieja, mas a lava arrefeceu em 48 horas, caindo por terra a sua realização.
Fora das 4 linhas, Rúben Semedo é novamente detido na Grécia, desta vez por suposta violação, e Otamendi está mais assustado por ser assaltado em casa do que por jogar com o Jorge Jesus.
O português Neemias Queta faz história por Portugal na NBA e o Max Verstappen estreia-se como campeão na Fórmula 1.
E pronto, como benfiquista, apenas dizer que apesar do Paulo Sousa se chegar à frente, a torcida do Flamengo e o Élio Pereira continuam a sonhar com o Jorge Jesus no Brasil… Bem longe!
Por perto que esteja a saúde e a paz para todos nós no novo ano. Bom 2022!
Élio Pereira