• Faial
    • Calheta
      • Arco da Calheta
      • Calheta
      • Estreito da Calheta
      • Fajã da Ovelha
      • Jardim do Mar
      • Paul do Mar
      • Ponta do Pargo
      • Prazeres
    • Câmara de Lobos
      • Câmara de Lobos
      • Curral das Freiras
      • Estreito de Câmara de Lobos
      • Jardim da Serra
      • Quinta Grande
    • Funchal
      • Imaculado Coração de Maria
      • Monte
      • Sé
      • Santo António
      • Santa Luzia
      • Santa Maria Maior
      • São Gonçalo
      • São Martinho
      • São Pedro
      • São Roque
    • Machico
      • Água de Pena
      • Caniçal
      • Machico
      • Porto da Cruz
      • Santo António da Serra
    • Ponta do Sol
      • Canhas
      • Madalena do Mar
      • Ponta do Sol
    • Porto Moniz
      • Achadas da Cruz
      • Porto Moniz
      • Ribeira da Janela
      • Seixal
    • Porto Santo
      • Porto Santo
    • Ribeira Brava
      • Campanário
      • Ribeira Brava
      • Serra de Água
      • Tabua
    • Santa Cruz
      • Camacha
      • Caniço
      • Gaula
      • Santa Cruz
      • Santo António da Serra
    • Santana
      • Arco de São Jorge
      • Faial
      • Ilha
      • Santana
      • São Jorge
      • São Roque do Faial
    • São Vicente
      • Boa Ventura
      • Ponta Delgada
      • São Vicente
Ilha e Arco vêem renovados apoios
17 Fevereiro, 2018
Percurso recomendado tarda em ser homologado
20 Fevereiro, 2018

Ágata na festa da anona

19 Fevereiro, 2018 às 11:18

Decorre no próximo fim-de-semana, no Faial,  a XXVII Exposição Regional da Anona, um certame que reúne, como habitualmente, centenas de agricultores que se dedicam ao cultivo deste fruto que é já uma referência na Madeira.

Numa organização conjunta da Casa do Povo do Faial e de uma Comissão de Agricultores criada para o efeito, este é um evento que marca já o calendário de festas regionais, que na edição deste ano terá Ágata como cabeça de cartaz. A sua actuação está agendada para as 18h de Domingo.

Mas antes disso há muito para ver, provar e apreciar nesta exposição marcadamente agrícola. Das acções mais direccionadas para os produtores, destaca-se, na tarde de Sábado, dia 24, pelas 16h, as palestas de Emilio Sanches e Jose Rubia, duas referências a nível internacional no cultivo e transformação da anona. Vão abordar a ‘Transformação e valorização da Anona da Madeira’. Logo depois, será a vez de Alexandre Tavares falar aos presentes acerca do ‘Valor nutritivo e a importência da Anona da Madeira para a nossa saúde’. Temáticas que embora desenvolvidas a pensar nos que se dedicam ao cultivo deste fruto, podem também ser do interesse do público em geral.

A festa propriamente dita começa por volta das 18h, com a abertura oficial do certame e a vista aos pavilhões onde os expositores terão oportunidade de mostrar alguns dos seus melhores frutos. Segundo a Organização, estão inscritos mais de seis centenas de produtores.

Na tarde de Sábado a animação estará a cargo da Tuna da Casa do Povo do Faial, da Tunda da Casa do Povo de Machico, dos AnimaParty e dos Galáxia, o conjunto regional que continua a ser uma presença assídua nestes eventos.

Para Domingo, depois da missa pelas 11h, seguir-se-á a entrega de prémios aos agricultores por parte do Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos. Este é o dia ‘mais forte’ do certame, esperado a Organização uma verdadeira enchente. Como habitualmente acontece, são muitos os madeirenses que, de todos os cantos da Ilha, não querem deixar de provar as muitas iguarias feitas à base de anona que ali estarão para degustação. Junta-se a isso um cartaz musical bem rico. Além da actuação de Ágata, destaca-se o grupo musical ‘Sons da Tradição’, com um reportório tradicional madeirense, o Grupo de Tocares e Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria, o Grupo de Folclore da Casa do Povo de Santana, o grupo de dança ‘Nova Geração’, bem como a actuação do artista regional Tiago Silva, o grupo ‘CHOICE’ e, uma vez mais, os Galáxia. Será, certamente, uma tarde bem animada.

Share
Marco Livramento
Marco Livramento

Publicações relacionadas

12 Dezembro, 2025

CTT vão manter atendimento em São Pedro


Ler mais
12 Dezembro, 2025

‘Imaculado’ promoveu almoço de Natal do curso EFA


Ler mais

foto EBT

11 Dezembro, 2025

Escola da Torre celebra Dia dos Direitos Humanos


Ler mais

Eventos

Últimas

  • CTT vão manter atendimento em São Pedro
  • ‘Imaculado’ promoveu almoço de Natal do curso EFA
  • São Martinho organiza hoje “Natal no Bairro” pela terceira vez
  • Escola da Torre celebra Dia dos Direitos Humanos
  • Assembleia de Freguesia de Santa Luzia aprova orçamento de 308 mil euros
Copyright © 2018 Empresa Diário de Notícias, Lda. Todos os direitos reservados.