A Junta de Freguesia do Faial volta a entregar, por alturas da festa da padroeira – 08 Setembro -, a primeira parte do complemento social para idosos. Trata-se de um voucher de 30 euros, entregue aos idosos de pensões mais baixas. Cerca de 180 fregueses são contemplados com esta medida. No Natal, é entregue a segunda prestação desta medida de cariz social, que acontece, anualmente, há 4 anos.
Os vouchers recebidos, são, entretanto, convertíveis em bens, nos estabelecimentos comerciais da freguesia – forma de apoio ao comércio local.
Também os estudantes do básico e secundário recebem, também, um voucher no mesmo valor. “Trata-se de um apoio às famílias em início de ano escolar, onde as despesas, para os agregados familiares, acrescem. Atendendo ao aumento do custo de vida que acontece, dada a subida da inflação, este é uma forma de ajudar as populações, particularmente as mais frágeis. No Natal, haverá um segundo apoio, no mesmo valor, também atribuído aos estudantes. Sempre convertíveis em bens de necessidade para as 140 famílias, contempladas, nos estabelecimentos comerciais da freguesia”, esclarece o presidente da autarquia local, Manuel Luís Macedo.
O autarca sublinha que esta é também uma “iniciativa importante para o comercio local. Cerca de seis mil euros que, neste mês, são disponibilizados junto dos minimercados da freguesia”. E esclarece que o apoio aos universitários, é destinado “a todos, independentemente dos rendimentos das famílias ou da universidade em que ficam, no valor de uma passagem aérea – 65 euros, em dinheiro. São cerca de 12.0000 euros que a freguesia aplica, nesta primeira fase, nos apoios sociais”, concretiza.