Como parte do projecto europeu Erasmus + ‘Enhancing students and teacher success through STEM education’, 25 crianças do ensino básico dos países parceiros Portugal EB1/PE da Lombada, Madeira), Finlândia, Eslováquia, Roménia e Bulgária visitaram durante a semana de 11 a 17 de Novembro a escola primária de Oberwart, no contexto do Programa Erasmus Plus.
O foco esteve em pesquisar e descobrir pelo a aprender a aprender e a comunicação foi feita na língua inglesa. Diversos projectos científicos relacionados com a ciência, a matemática e a engenharia foram explorados com a realização de actividades ao ar livre na floresta. Estas actividades foram orientadas por educadores florestais.
Foi uma semana repleta de actividades orientadas pela escola anfitriã, onde se destacou o ensino da programação para os alunos e professores, para tal houve uma Hackathon, onde os alunos dos diferentes países e em grupos formados heterogeneamente exploraram dados abertos, desvendaram códigos e sistemas lógicos, discutiram novas ideias e desenvolveram projectos usando os kits LEGO WeDo sempre numa abordagem de design criativo.
Nos últimos dois dias, os alunos tiveram a oportunidade de mostrar ao público em geral as suas criações de lego e explicá-las, evento esse que teve lugar em Graz na ‘Interpaedagogica Graz’ e no ‘e-Learning congress’. Ainda visitaram o Museu Técnico de Viena onde puderam assistir a uma demonstração de alta voltagem bem como realizar diversas tarefas em diferentes estações de ciência.
Acompanharam os cinco alunos da escola a esta mobilidade a coordenadora Rosa Luisa Gaspar, a docente Lisete Ferro e Augusto Martins.