Quatro alunos do 7.º ano e duas professoras da Escola Básica com Pré-Escolar e Creche dos Louros participaram, entre os dias 8 e 12 de Maio, na última mobilidade do projecto Erasmus+, que os levou até Jaroslaw, na Polónia. Além de visitas culturais, tomaram contacto com a gastronomia local.
Em nota à comunicação social, o estabelecimento de ensino refere que, nos últimos 24 meses, foi desenvolvido mais um projecto Erasmus +, denominado ‘Legends are Back’, que agora termina. “Teve como principal objectivo utilizar a cultura como elemento-chave nas relações multiculturais, de modo a promover a compreensão, a socialização, a sensibilização e a cooperação internacional no domínio da educação, reunindo alunos e professores de diferentes geografias e origens sociais, sob a égide da União Europeia. Entre os vários componentes da cultura que estão na base das sociedades, preconiza-se, nestes projetos, o desenvolvimento dos horizontes dos alunos, no que respeita ao pensamento crítico e criativo e às novas abordagens educativas, utilizando as lendas e tradições como ponto de partida”, explica.
Os participantes tiveram oportunidade de provar as sopas Żurek e Barszcz Czerwony e os tradicionais Pierogi. Além disso, visitaram os Campos de Concentração de Auschwitz e de Birkenau, onde tomaram conhecimento sobre “a dimensão do horror que a Alemanha Nazista representou para milhões de pessoas. Apesar de ter sido uma experiência extremamente dolorosa, todos a consideraram necessária para se poder valorizar a existência pessoal neste mundo e para agradecer a sorte de se viver num tempo «muito diferente»”.
Paralelamente às actividades culturais, os momentos recreativos também estiveram presentes e foram, indubitavelmente, os preferidos dos alunos, que salientaram a noite Disco e a visita ao parque de diversões Energylandia, o maior da Polónia e considerado um dos melhores da Europa.
“Na opinião de todos os participantes, este tipo de experiências enriquece o desenvolvimento integral dos alunos, uma vez que, enquanto cidadãos europeus, têm a oportunidade de alargar os seus horizontes, tomando consciência, de uma forma prática e mais direta, do mundo em que vivem e da diversidade cultural que os rodeia. Desta forma, tornam-se seres humanos mais ricos, mais tolerantes, mais cultos, mais experientes e capazes e mais completos. Ainda que seja de curta duração, uma experiência deste tipo ajuda-os no autoconhecimento, a reconhecer simultaneamente os seus pontos fortes e as suas fragilidades e aprendem a encontrar ferramentas para ultrapassar os obstáculos que encontram pelo caminho, cumprindo, assim, os objetivos que as políticas educativas preconizam no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, termina.