O Palácio da Justiça, o Mercado dos Lavradores e a estátua de João Gonçalves Zarco foram alguns dos pontos da cidade do Funchal visitados pelos alunos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, numa visita guiada pelo professor Agostinho Lopes com vista a conhecer a arquitectura do Estado Novo.
“Esta iniciativa, além de enriquecer o conhecimento histórico dos participantes, proporcionou uma experiência cultural e educativa ímpar. Assim, durante o roteiro, os formandos tiveram a oportunidade de explorar diversos edifícios e monumentos emblemáticos que testemunham a influência da arquitetura do Estado Novo na cidade do Funchal”, explica nota à imprensa.
Aproveitando a ocasião, os formandos tiveram ainda oportunidade de visitar a Feira do Livro do Funchal e assim contactar com obras que constam do Programa Nacional de Leitura (PNL) LER+ Adultos.
“A participação nestas actividades não só enriqueceu o percurso formativo dos formandos, mas também promoveu o desenvolvimento de competências transversais, como o espírito de equipa, a curiosidade intelectual e o respeito pela herança cultural e patrimonial do nosso país. Mais do que uma simples visita, esta iniciativa representou uma oportunidade de aprendizagem significativa e de crescimento pessoal para todos os envolvidos”, indica a mesma nota.
“A Escola Básica da Torre orgulha-se de proporcionar aos seus formandos experiências enriquecedoras e diversificadas, que vão para além das paredes da sala de aula. Através de atividades como esta, reafirmamos o nosso compromisso com uma educação de qualidade, que valoriza o conhecimento, a cultura e o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, termina.