Foi ontem, ao final do dia, assinado o primeiro protocolo de colaboração entre o Grupo Teatral de São Gonçalo e a Junta de Freguesia de São Gonçalo, acordo que, entre outros aspectos, determina a atribuição de um apoio financeiro anual por esta última com vista à dinamização cultural e social da freguesia.
O Teatral passa, assim, a integrar o conjunto de entidades da freguesia que beneficiam do apoio da Junta para o desenvolvimento das suas actividades e organização de eventos.
Roberto Costa, presidente da Direcção do Grupo, referiu ao ‘Diário das Freguesias’ que a verba atribuída “vem garantir a sobrevivência do Grupo pelo menos por mais um ano”, já que vai permitir custear algumas despesas, nomeadamente com o arrendamento de um espaço para os ensaios, que é, de resto, um dos maiores problemas que esta associação enfrenta no presente.
Já para Bruno Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, este é um apoio natural, que se impõe pelo facto de “o Teatral levar o nome da freguesia mais longe, promovendo-a”, além de dinamizar algumas iniciativas localmente e para a população da freguesia.
Note-se que o Teatral compromete-se, por meio do protocolo, a garantir nos seus corpos sociais pessoas da freguesia, bem como a promover a captação de talentos de São Gonçalo. M.L.