Integrado no programa do Dia Emigrante, que decorre no próximo dia 12 de Agosto, na Freguesia da Ilha, terá lugar a apresentação do livro ‘Emigração Madeirense para a Venezuela (1940-1974)’, de Joselin da Silva do Nascimento, nascida na Venezuela.
Este livro, lançado no passado dia 10 de Julho, é baseado na sua dissertação de Mestrado em Estudos Interculturais – Estudos Luso-Brasileiros, pela Universidade da Madeira. A dissertação foi orientada cientificamente pelo professor doutor João Adriano Ribeiro e teve como principal factor motivador a ligação familiar ao fenómeno das mobilidades da autora e o aprofundamento das suas raízes.
Trata-se de um estudo sobre a emigração madeirense para a Venezuela, que reflecte o contexto, as histórias e o espírito associativo que esteve sempre presente entre a região e aquele país.
A obra retrata principalmente duas fases na emigração, uma, entre 1940 e 1960, por necessidade e pela vontade de triunfar em negócios próprios, e uma segunda, entre 1961 e 1974, relacionada com a Guerra Colonial em África, em que muitos jovens emigraram para fugirem ao serviço militar.
O programa de animação, em fase de preparação, terá início pelas 11 horas e término pelas 03 horas. De referir que se realiza ainda Missa da Nossa Senhora do Rosário pelos Emigrantes, bem como o espectáculo do artista nacional Sérgio Rossi.