No próximo ano serão construídos “mais 260 fogos” na freguesia de Santo António, revelou ontem João Rodrigues, o Vereador do Urbanismo na Câmara Municipal do Funchal (CMF), na Sessão Comemorativa do Dia da Freguesia de Santo António. Estes são os fogos “já autorizados”, esclareceu. O autarca funchalense fez também saber que o Gabinete Técnico das Zonas Altas da CMF já realizou 412 projectos de habitação, só na área daquela freguesia.
Antes, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Ilídio Castro, destacou o aumento significativo (30%) na área social e o cumprimento do prometido: “Reforçar o apoio a quem mais precisa”. Na Educação, apontou o reforço substancial no apoio aos alunos do Ensino Superior através da atribuição de bolsas de estudo a cerca de 90 estudantes (mais 40% face a 2021), e o programa de apoio à aquisição de material escolar a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, num total de 423 agregados familiares, além da atribuição de prémios de mérito escolar aos alunos da freguesia.
Nesta celebração dos “cerca de 465 anos da freguesia” – data de criação terá, segundo documentos históricos, ocorrido no final da década de 50 do séc. XVI, mais concretamente no ano de 465 -, Joana Aguiar, secretária da Mesa da Assembleia de Freguesia, em representação do seu presidente (ausente), considerou que “uma grande freguesia não se faz apenas de grandes obras, de grandes empreendimentos, de grandes engenharias, mas sim da satisfação plena dos seus habitantes e esta alcança-se a partir da satisfação das suas necessidades básicas: saúde, educação, trabalho, bem-estar, suporte emocional e físico”.
Já o secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, no fecho dos discursos, lembrou que 7 dos 11 concelhos “já têm cobertura a 100% de médico de família”, serviço público que no Funchal já cobre 73% dos residentes. O objectivo é no próximo ano garantir cobertura total em toda a Região.
Seguiu-se a atribuição das medalhas a quatro instituições das áreas da Saúde, Social, Desporto e Cultura. O final de tarde festivo culminou com um cocktail ao som da Banda ‘AOAKASO’.
Leia mais sobre o que disseram os quatro oradores na Sessão Comemorativa do Dia da Freguesia de Santo António, na edição impressa de hoje do seu DIÁRIO.