A proposta de orçamento para 2023 da Junta de Freguesia de Santo António, no valor de 830 mil euros, foi aprovada sem votos contra.
A Assembleia de Freguesia de Santo António reuniu-se na passada quinta-feira, 29 de Dezembro, para apreciar, discutir e votar do Orçamento e o Plano Plurianual de Investimentos e Actividades, ambos aprovados por maioria e sem votos contra.
Na ordem de trabalhos constavam ainda a Informação do presidente da Junta de Freguesia e a discussão e votação das taxas dos serviços administrativos e do mapa de pessoal, também aprovados por maioria e sem votos contra.
Satisfeito com a aprovação dos documentos orientadores da política económica da freguesia para o ano 2023, o presidente do executivo PSD/CDS realçou que “este é um orçamento com maior investimento na área social e aposta nas novas gerações, procurando responder aos desafios que se colocam devido à crise inflacionária, que afecta as famílias de Santo António, particularmente aquelas que já sofriam dificuldades económicas antes desta crise”.
Conforme explica Ilídio Castro, face a 2022, este orçamento prevê um incremento de 35% na rubrica dos Apoios Sociais, que se traduzirá em mais ajuda alimentar à população economicamente carenciada e mais apoio ao pagamento de contas de electricidade, gás, água e medicamentos. Globalmente, para Funções Sociais, foram reservados 152 mil euros.
Para Ilídio Castro, o documento aprovado “continua a revelar uma aposta clara nos mais jovens, na medida em que reflecte o apoio cada vez mais abrangente aos alunos do ensino superior, mas também às crianças que frequentam estabelecimentos de ensino na freguesia”.
No que respeita ao investimento no ensino, destaque ainda para a continuidade do ‘Prémio de Mérito Escolar’, “um incentivo à meritocracia, cujo principal objectivo é recompensar o esforço, a dedicação e o empenho dos nossos jovens”, afirmou.
A este propósito, o presidente da Junta de Freguesia salientou também o aumento do número de Bolsas de Estudo atribuídas a estudantes universitários com residência na freguesia, que atingirá no próximo ano o montante de 42 mil euros, beneficiando quase uma centena de alunos abrangidos pela medida.
O presidente da autarquia acrescentou ainda que o executivo irá reforçar investimento em pequenas obras de proximidade, melhorando a acessibilidade das pessoas às suas habitações, bem como a limpeza dos caminhos e veredas da freguesia.