Além da Serra de Água, outras três freguesias da Madeira assinalam hoje mais um aniversário. Arco de São Jorge, Paul do Mar e Prazeres contam, assim, 342 anos desde a sua criação, por alvará régio de 28 de Dezembro de 1676. Algumas destas freguesias têm preparados para hoje momentos solenes e convívios para a população local.
Arco com arruada e bolo
No caso do Arco de São Jorge, as comemorações começam a meio da manhã, pelas 10h30, com a segunda edição da ‘São Silvestre no Arco’, uma corrida/caminhada que levará os participantes a percorrerem os principais arruamentos da localidade. Mais tarde, pelas 15 horas, haverá recepção das entidades oficiais convidadas para as cerimónias de aniversário, com entoação dos hinos e içar das bandeiras, seguindo-se a sessão solene na sede da Junta de Freguesia.
Após a cerimónia oficial, decorrerá uma arruada até ao cemitério da freguesia em homenagem aos fregueses já falecidos. Às 16h30 a igreja local abre as suas portas para a missa solene, seguida da tradicional cerimónia de parabéns com bolo de aniversário. Uma vez que ainda se vive a quadra natalícia, a Junta de Freguesia escolheu este dia para brindar os mais pequenos com pinturas faciais, modelagens de balões e a presença do rato ‘Mickey’, bem como com a entrega de prendas pelo Pai Natal. A animação musical desta iniciativa estará a cargo da Banda Nossa Senhora de Fátima.
Paul do Mar apaga hoje as velas
Quem também não quis deixar passar em branco mais um aniversário da freguesia foi a Junta do Paul do Mar, que divide a iniciativa por dois dias.
Hoje, depois das 20 horas, no salão paroquial, está previsto um pequeno convívio para a população, com direito a bolo.
Para amanhã, dia 29, está agendado o II Torneio de Dominó, pelas 10h30. Podem inscrever-se neste torneio todos os fregueses interessados. A meio da tarde, pelas 16h30, será tempo da missa solene, em homenagem a toda a população.
Prazeres não terá festa
Por outro lado, nos Prazeres, embora também se assinale hoje o dia da freguesia nesta localidade do concelho da Calheta, cumpre-se a ‘tradição’ de não realizar qualquer evento alusivo a esta efeméride. Paulo Ferreira, presidente da Junta, explica-nos o motivo, pelo menos desde que está à frente dos destinos da freguesia: “por esta já ser uma altura de bastantes iniciativas e porque a Junta não dispõe de recursos humanos para realizar mais qualquer outro evento, temos optado por não fazer nada. Pelo contrário, dedicamo-nos a todas as outras iniciativas que temos vindo a concretizar”. E reforça, dizendo que “já acontecem várias celebrações, este mês, nos Prazeres, pelo que temos preferido melhorar o que já temos vindo a realizar ao invés de uma outra iniciativa”.