Foi sob o olhar atento do Presidente da Câmara Municipal do Funchal que o executivo da Junta de Freguesia de São Gonçalo firmou os protocolos de cooperação com diferentes entidades de cariz socio-cultural e desportivo da freguesia.
Paulo Cafôfo, que marcou presença na cerimónia acompanhado por Miguel Silva Gouveia, vice-presidente da autarquia, considera “de extrema relevância comunitária” os acordo no valor global de 6 mil euros e que vão vigorar no decurso de 2019, à semelhança do que já vinha acontecendo nos últimos anos.
Os quatro protocolos ontem assinados pelo presidente da Junta de Freguesia de São Gonçalo, Paulo Bruno Ferreira, contemplam a CRIAMAR, cujo polo desportivo tem sede na freguesia; a Nuvem Aquarela, uma entidade ligada ao teatro de fantoches; a Associação Socio-cultural da Fonte e o Clube Desportivo 1.º de Maio, na celebração de protocolos considerados e que vão vigorar durante o ano de 2019.
Paulo Cafôfo salientou, na ocasião, que “a Câmara do Funchal vê com muito bons olhos este tipo de iniciativas, nomeadamente protocolos desenvolvidos entre as Juntas e as associações do concelho. É através da criação deste tipo de sinergias sociais, desportivas e culturais que uma freguesia pode crescer como um todo.”
“A CMF partilha desta visão de um desenvolvimento local integrado, e é por isso que temos apostado sempre no reforço de competências do poder local, que é aquele que se encontra mais próximo das pessoas, com a transferência anual de mais verbas e de mais competências para as Juntas de Freguesia do Funchal. Em 2019, serão transferidos 1,7 milhões de euros para as dez Juntas de Freguesia do Funchal, um montante superior às receitas das Juntas provenientes do Orçamento de Estado, o que faz com que o Município seja a principal fonte de financiamento destas”, concluiu Paulo Cafôfo, acrescentando que os apoios financeiros directos ao associativismo no Funchal também triplicaram desde 2014 e já ultrapassam um milhão de euros/ano.
De referir que, para hoje, dia 7, estão agendadas as cerimónias comemorativas do aniversário da Freguesia, que hoje se assinala. As celebrações arrancam às 19 horas. À semelhança do que vem sendo hábito na Câmara Municipal do Funchal e em outras Juntas governadas pela coligação ‘Confiança’, as forças políticas da oposição também poderão usar da palavra no momentos dos discursos oficiais.
O momento será, também, aproveitado para homenagear algumas personalidades da freguesia de São Gonçalo que se destacaram dos demais, como é o caso dos atletas campeões nacionais júniores de Ténis de Mesa, do Clube 1.º de Maio (Gonçalo Gomes, Marco Rodrigues, Pedro Nunes e Afonso Câmara), bem como os seus treinadores; o atleta Rodrigo Catanho, também do mesmo clube, pelo seu 3.º lugar da 2.ª prova do circuito nacional de Esgrima, em infantis; por fim, 2 empresários da freguesia, José Nélson Abreu (J. Nelson Abreu) e João Dionísio Sousa (A Montanha).