Durante uma semana (de 1 a 7 Junho), a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi – com sede na freguesia de São Pedro, Funchal – acolheu profissionais de educação da Espanha, para um intercâmbio de boas práticas educativas e culturais, no âmbito do projecto Erasmus + KA 101- mobilidade de docentes, cujo objectivo é a partilha de conhecimentos e práticas educativas inovadoras que promovam uma educação inclusiva de qualidade.
Neste contexto, a associação preparou um conjunto de actividades culturais, visitas de estudo, workshops e visitas a escolas da RAM, cujas metodologias sejam inovadoras e de referência.
Neste intercâmbio participaram as escolas: EB1/PE Monte (Funchal) que mostrou aos parceiros europeus, uma escola aberta à comunidade, com uma sala do futuro, uma horta biológica com vários prémios nacionais alcançados, sala de aula inovadora ao ar livre e uma escola que se rege pelas melhores práticas ambientais em contexto escolar.
A Escola B1/PE Rancho e Caldeira (Câmara de Lobos), acolheu os parceiros europeus com práticas e metodologias pedagógicas de referência, nomeadamente Metodologia de Projecto e Metodologia da Escola Moderna. Raquel Lombardi realça as práticas educativas amigas do ambiente nesta escola de Câmara de Lobos, “uma prioridade no dia-a-dia dos seus discentes”, sublinha.
Com estes intercâmbios, a Associação Cultural e de Solidariedade Social Raquel Lombardi, pretende elevar a ilha da Madeira, promovendo-a como destino turístico, cultural e educativo.