A Associação do Caminho Real da Madeira (ACRM) assinala amanhã o seu segundo aniversário. A efeméride será celebrada com a realização de uma caminhada ao longo do Caminho Real 23, na secção que abarca a freguesia do Caniço, entre a Cancela e o Fortim do Porto Novo.
Ao longo do percurso, os participantes poderão ‘desvendar’ algumas pérolas do património natural, histórico, arquitectónico e religioso desta localidade. De entre os vários elementos, destaque para o relógio de água, a capela da Mãe-de-Deus ou a antiga fortificação militar do Porto Novo, datada do século XIX.
Segundo informação a que o ‘Diário das Freguesias’ teve acesso, à chegada ao Porto Novo, prevista para as 12 horas, estão reservadas algumas surpresas, como uma mostra de pintura de Ângela Caires, o ‘consultório de poesia’ de Maria Fernandes e um concerto musical protagonizado pelo músico e cantor Tiago Sena Silva. No final, a festa culminará com o partir do bolo e os habituais ‘parabéns’ a esta jovem associação que conta, já, com mais de 60 sócios.
Caminhada acessível
A caminhada prevista, com perto de 7 km, é bastante acessível. O itinerário levará os caminhantes por por trilhos eminentemente suburbanos e acessíveis, não apresentando dificuldades de maior, sendo, no entanto, aconselhável o uso de calçado apropriado e roupa confortável.
A participação nesta actividade é gratuita e aberta ao público em geral, num evento que conta com o apoio da Junta de Freguesia do Caniço e com a indispensável colaboração da Associação Retoiça. Relembramos que o início do percurso terá lugar no Caminho da Cancela, junto à zona comercial, pelas 9 horas.