Nos últimos anos, a Junta de Freguesia do Estreito de Câmara de Lobos tem vindo a reforçar a sua aposta na valorização das tradições locais, e este ano não foi excepção.
“Em comemoração do Pão por Deus e do Magusto de São Martinho, a autarquia atribuiu cerca de 200 kg de castanhas às escolas da freguesia. Esta prática tem como objectivo proporcionar aos alunos uma vivência directa dos costumes típicos desta época do ano”, revela à imprensa.
E acrescenta: “As castanhas foram distribuídas de forma que cada escola possa organizar actividades lúdicas e educativas, como o tradicional assar das castanhas e momentos de partilha entre alunos e professores. Além disso, a celebração do Pão por Deus, com a troca de guloseimas e mimos entre as crianças, contribuirá para reforçar os laços de comunidade e o espírito de convivência”.
“A atribuição das castanhas tem sido uma prática anual da Junta de Freguesia, consolidando-se como uma forma de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação das nossas tradições culturais. Com esta ação, a autarquia reafirma o seu compromisso com a educação e com a preservação das nossas raízes, promovendo o conhecimento e o respeito pelas festas populares entre os mais jovens”, concluiu.