Na passada sexta-feira, coincidindo com o encerramento da Semana Gastronómica de Santana, a Câmara Municipal aproveitou ‘o palco’ do certame para premiar com mais de 15 mil euros 42 alunos do concelho que ao longo do último ano lectivo evidenciaram-se com bons desempenhos escolares.
A medida, além de premiar o mérito dos alunos é, conforme objectivo do actual executivo camarário, também, ajudar as famílias em mais uma vertente que não selecciona pobres ou ricos, classes ou estatutos.
“Trata-se de premiar com justiça, ajudar as famílias imparcialmente segundo essa mesma justiça”, realça Élia Gouveia, a vice-presidente de Santana e responsável pelo pelouro da Educação naquele concelho.
No total foram atribuídos 15.600 euros, distribuído da seguinte forma: 2.800 euros repartidos pelos alunos por 14 alunos do primeiro ciclo com cada um a levar 200 euros para casa; 2.700 euros pelo segundo ciclo, atribuído a 9 alunos, cada com 300 euros de prémio. O mesmo montante (2.700 euros) foi distribuído pelos 5 alunos do terceiro ciclo, cada um premiado com 400 euros. Finalmente, a maior fatia coube aos alunos do secundário com melhores notas. A esta faixa de ensino foram destinados 8.100 euros atribuídos a 14 alunos entre o 10.º ano e o 12.º ano, com os prémios a variarem entre os 400 e os 1.000 euros.
“Esta é mais uma medida que já deu muito dinheiro ao longo dos últimos cinco anos a muitos alunos que poderiam receber outra qualquer agraciação mas nós achamos que o prémio monetário ainda é aquele que maior impacto tem não só na distinção do mérito como na satisfação e utilidade que tem para quem o recebe”, justifica a autarca do CDS.
A cerimónia de entrega destes prémios, realizada ao final da tarde, teve lugar à mesa da Gastronómica de Santana.