Paulo Andrade
Paulo Andrade
Ao longo destes anos, desde que assumi a Presidência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava e Ponta do Sol, vi crescer um corpo de bombeiros que, apesar de todas as dificuldades, consegue em muitos aspectos ser um exemplo para muitos.
Somos uma Associação que detém um Corpo Ativo na qual pretendemos que seja permanentemente motivada, feliz e estável, com um Comando e uma Direção que trabalha em equipa e que, em conjunto, dá de si o seu melhor, em prol desta Corporação.
Em meu nome pessoal e dos demais elementos dos órgãos sociais desta Associação, posso afirmar que é com muito orgulho e a maior satisfação que estamos cá para apoiar de forma voluntária e solidária esta Associação.
Certamente que em equipa continuaremos a prestar todo o nosso apoio no sentido da facilitação das árduas tarefas que esta corporação no exercício das suas funções tem que continuar a assumir, respeitando os princípios da lealdade e do respeito.
Estamos permanentemente com os olhos postos no futuro, procurando criar sempre as melhores condições para a ação do nosso corpo de bombeiros.
Pretendemos continuar a trabalhar assim!
Até à data, tem sido 2 mandatos em que uma das maiores preocupações é a de tentar proporcionar estabilidade financeira. Posso afirmar que estamos no bom caminho, mas temos a plena consciência de que o caminho que ainda temos de percorrer é longo, mas nada há de mais gratificante e nada define mais o nosso carácter do que a entrega total a uma tarefa difícil!
Tem sido possível garantir uma imensa atividade de formação e treino operacional dos bombeiros, indispensáveis à manutenção dos elevados padrões técnicos que cada vez são mais exigidos. Salienta-se também o esforço da corporação na captação de novos voluntários, tendo-se efectuado vários cursos de formação para ingresso na carreira de bombeiro. Foram ainda desenvolvidas cooperações com instituições locais, particularmente na área de educação e solidariedade social, participando em simulacros e acções de sensibilização com vista à promoção e adoção de comportamentos preventivos e medidas de auto proteção.
É de referir que na área de atuação própria desta corporação se inclui, para além do Concelho sede (Ribeira brava), o concelho da Ponta do Sol.
Um reconhecimento e agradecimento a todos os apoios que nos têm sido facultados, tanto por parte das autarquias da Ribeira Brava e Ponta do Sol, como pelo Governo Regional e ainda pelo Serviço Regional de Proteção Civil, sublinhando e relevando a disponibilidade sempre demonstrada e colocada ao serviço desta corporação, fundamentais no manter esta corporação operacional.
Sentimos que o nosso esforço e o nosso trabalho têm sido reconhecidos, espelho disso é o constante apoio de particulares e empresas, agradecendo a outras entidades, sócios e população em geral, todo o apoio prestado, solicitando a continuidade da vossa colaboração, para um trabalho de qualidade e de satisfação nos bombeiros.
Naquilo que depender de mim, terão um Presidente de Bombeiros empenhado no serviço público, solidário e voluntariamente profissional, porque todos vocês merecem. De certo modo, também posso afirmar o mesmo em relação aos restantes elementos dos órgãos sociais desta Associação.
Não posso deixar de dirigir, umas palavras de apreço, a todos os bombeiros desta associação, porque são os heróis desta casa, deixando muitas vezes a sua família e amigos, e indo assim, em socorro da população. Vemos isso, como um ato de espírito de sacrifício, coragem e de honra, perante a farda e a associação que representam.
Antes de terminar, não poderia deixar de me dirigir agora, à minha família. À minha esposa pela paciência, pela ajuda, pelo apoio e por tudo pois tem sido a força para continuar. Aos meus filhos pelas horas e dias em que abdicámos das nossas atividades de lazer, dos nossos jogos de futebol, passeios de bicicleta e acima de tudo do nosso convívio em família. Agradecer todo o apoio que me têm prestado e continuar a pedir-lhes a maior compreensão, ajuda e apoio.
Foi nesta associação que amadureci e aprendi o que é ser solidário. Mostraram-me que há valores que nos moldam e deste modo, manterei a responsabilidade no responder com eficácia, empenho e dignidade a este compromisso.
Que estes mandatos fiquem assinalados pela lembrança de quem somos e do quão longe chegámos. Que se lembrem que não virámos as costas às dificuldades, que não vacilámos e que nos orgulhamos e muito de quem somos.
Temos consciência dos nossos defeitos e limites. Não somos alheios, aos anseios dos Bombeiros desta Corporação, e às suas necessidades, para o seu bom desempenho.
Por isso apelamos à continuidade do vosso apoio. Deste modo, ao fazer a sua declaração de IRS lembre-se de nós!
Preencha com o NIF 511032382 no espaço de autorização para que 0,5% do valor dos seus impostos seja destinado a esta Instituição. Esta acção não tem custos adicionais para si, já que a percentagem em causa faz parte dos descontos já deduzidos para o estado. Este pequeno gesto representa uma grande ajuda para nós que prestamos uma missão fundamental aos Municípios da Ribeira Brava e Ponta do Sol.
Juntos de certeza, iremos conseguir atingir objetivos comuns, ultrapassar obstáculos e corresponder à exigência das necessidades, colocando os interesses da Associação à frente de qualquer outro interesse.
Pretendemos continuar com espírito solidário e de apoio leal e responsável.
Conto com todos nesta Missão!