Já estão concluídos os trabalhos de recuperação de duas levadas na freguesia da Ponta do Sol, uma no Lombo de São João e outra na Lombada. No total, está em causa um investimento de 21 mil euros, que foram assumidos, na totalidade, pela Câmara Municipal, por considerar estas intervenções prioritárias.
No caso da levada no Lombo de São João, o município teve de se ‘chegar à frente’, porque tardava uma solução para o mau estado do canal já há muito denunciado pelos agricultores. Perante a alegada demorada da empresa pública ‘Águas e Resíduos da Madeira’ (ARM), o executivo liderado por Célia Pessegueiro resolveu arranjar os cerca de trezentos metros de levada, intervenção que veio permitir aos agricultores melhores condições de segurança, bem como a diminuição das perdas de água e, na generalidade, a melhoria do fornecimento.
Já na Lombada, embora outras pequenas levadas tenham sido alvo de intervenção, foi a Levada do Pico do Anjo-Fonte da Dama e a vereda paralela que mereceram maiores atenções por parte da autarquia.
E se no caso da levada houve, à semelhança do que tem acontecido noutros locais, a melhoria do leito do canal, com o seu revestimento, de modo a diminuir as perdas de água; no que respeita à vereda, a mesma teve de ser construída de raiz. Foram cerca de cinquenta metros de vereda que vêm permitir o acesso aos terrenos agrícolas com maior segurança.
Refira-se que estas intervenções fazem parte de um programa de recuperação de canais de irrigação que está em curso um pouco por todo o concelho. De acordo com a informação facultada pelo Gabinete da Presidência, “outras intervenções se seguirão por outros locais que necessitam de melhoramentos”, procurando dar resposta às reivindicações dos agricultores.