A autarquia de Câmara de Lobos inicia amanhã, dia 26 de Maio, uma campanha de vacinação e de identificação electrónica dos animais domésticos da freguesia de Câmara de Lobos. Os munícipes poderão vacinar os seus animais domésticos, mediante o pagamento de um montante de 20,00€, valor que inclui a vacinação antirrábica, boletim sanitário, identificação eletrónica e desparasitação interna.
Esta campanha enquadra-se no âmbito das acções que têm vindo a ser promovidas pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos no decurso dos últimos anos referentes à problemática dos animais errantes e de companhia.
A acção, que terá o apoio técnico e veterinário da Sociedade Protectora dos Animais Domésticos (SPAD), está devidamente autorizada pela Direcção de Serviços de Alimentação e Veterinária e será implementada em parceria com as juntas de freguesia do concelho de Câmara de Lobos.
Por forma a otimizar os meios técnicos e humanos disponíveis, a edilidade irá proceder a acções específicas em cada freguesia, com a freguesia sede do concelho, a marcar, já amanhã, o início da campanha.
Nos meses seguintes, seguem-se as restantes freguesias, sendo a Quinta Grande a 16 de Junho, o Estreito de Câmara de Lobos a 21 de Julho, o Jardim da Serra a 25 de Agosto e o Curral das Freiras a 21 de Setembro.
A vice-presidente da Câmara Municipal, Sónia Pereira, refere que esta acção tem como propósito “sensibilizar os munícipes para a necessidade de garantirem as adequadas condições higio-sanitárias dos seus animais de companhia e promover o bem estar-animal”. Relembra que a autarquia de Câmara de Lobos lançou, em 2016, a campanha de sensibilização ‘Causa Animal’ que se tem prolongado até à presente data. “Desta campanha resultaram cerca de 50 processos de adopção de animais errantes, várias visitas de estudo dos alunos das escolas do concelho à SPAD, campanhas de vacinação e esterilização de animais domésticos de famílias carenciadas, entre outras acções.
As pessoas interessadas em vacinar os seus animais de companhia, devem contactar a respectiva junta de freguesia ou os serviços da Câmara Municipal para proceder à inscrição.
Sónia Pereira refere ainda que, no presente momento, “a autarquia tem à sua guarda cerca de 100 animais de companhia que foram recolhidos da via pública por abandono ou de habitações particulares por motivo de ausência de condições de salubridade para os animais. Encontram-se alojados nas instalações da SPAD, onde recebem todos cuidados necessários ao seu bem-estar e saúde”. No entanto, a autarca apela às pessoas que colaborem nos processos de adopção, podendo fazê-lo através da autarquia ou directamente nos serviços da SPAD.
“Todos os animais recolhidos em Câmara de Lobos, que se encontram à guarda da SPAD, estão devidamente chipados e esterilizados. Por outro lado, os interessados não terão de suportar quaisquer custos inerentes ao processo de adoção”, referiu a vereadora.