O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, pelas 11.30 horas, a obra de construção da infra-estrutura de protecção e prevenção da floresta da Rede Natura 2000, que consistiu na recuperação, infraestruturação e alargamento de um caminho de acesso ao Paul da Serra e criação de uma rede de abastecimento de água para combate a incêndios florestais.
Tratou-se de uma obra que teve por objectivo a acessibilidade à Rede Natura 2000, constituindo-se paralelamente como uma via de acesso prioritário em relação à Defesa Contra Incêndio.
A empreitada está orçada em 2,9 milhões de euros e foi executada pela Câmara Municipal da Calheta, com o apoio de fundos comunitários, que financiaram 85% do valor da obra..
O empreendimento consistiu na beneficiação do pavimento e alargamento da rua Dr. Roberto Monteiro, já existente e que dá continuidade ao caminho do Lombo Salão, na Calheta. Aquela rua faz acesso ao Paul da Serra.
O caminho agora intervencionado tem uma extensão de 4.757,72 metros e servirá como faixa corta-fogo e de acesso rápido em caso de incêndio florestal.
“Com esta empreitada, fica facilitada em muito a implementação de condições para o combate de incêndios florestais, nomeadamente as condições técnicas e operacionais que permitam a atuação dos bombeiros, a circulação de viaturas de combate aos incêndios e o abastecimento das viaturas de combate aos incêndios”, destaca uma nota do Gabinete da Presidência do Governo Regional.
A Câmara da Calheta introduziu ainda na rua outras redes infra-estruturais, como a de comunicações.
A empreitada teve um prazo de execução de 210 dias.