A Junta de Freguesia do Campanário procedeu à reabilitação e conservação dos fontanários da localidade. “No total foram 13 fontanários intervencionados”, dá conta a autarquia, uma iniciativa que o presidente fez questão de mencionar no Dia da Freguesia.
“A intervenção teve como principal objectivo promover a valorização e protecção do património edificado, aliando os trabalhos de restauro à função destas infra-estruturas que agora se encontram operacionais. Durante a empreitada foram salvaguardados os aspectos históricos que ainda eram passíveis de serem restaurados entre os quais o esquema de cores primordial dos fontanários que foi possível ser encontrado na cal existente nas camadas de base de recobrimento”, descreve os trabalho efectuados.
Acrescenta ainda que foram instaladas novas torneiras de pressão por forma a garantir o uso correcto destes equipamentos e minimizar o uso abusivo: “Alertamos à população que os fontanários são públicos e que a sua utilização correta e preservação depende de todos nós. Em vésperas de São João, estes elementos estão prontos para receber os enfeites dos populares, como manda a tradição. Mantemos assim o alerta para que os enfeites sejam realizados sem comprometer as obras de restauro realizadas”.