Desde 2017, a Câmara Municipal da Ribeira Brava soma já quase dois milhões de euros em obras no Campanário. Estes números ganharam ainda mais peso este mês, altura em que a freguesia assinala o seu 505.º aniversário, com os 69 mil euros da empreitada referente ao arruamento de acesso ao edifício da Escola do Lugar da Serra e a criação de um espaço verde.
Esta é a quarta obra que a autarquia liderada por Ricardo Nascimento leva para o terreno em simultâneo, naquela localidade.
O edil destaca o investimento que tem sido feito na freguesia, “não só no plano das obras públicas”, onde considera existir “um ascendente, graças à maior disponibilidade financeira para investimento”, como também nas restantes áreas onde se enquadram a abrangência “social, cultural, educativa e associativa”.
No que às obras diz respeito, o presidente da Câmara fala em cerca de 2 milhões de euros de investimento desde 2017 a que acrescem os montantes do IVA. O autarca lembra ainda que o investimento ascende a “outros largos milhares para diversas obras de proximidade, também elas importantes para solucionar necessidades mais específicas do dia a dia das pessoas”, destaca.
Além da obra já referida, a decorrer estão, também, a requalificação do edifício da Casa do Artesão “importante para promover a cultura e costumes da freguesia”, sublinha Nascimento, como também o acesso ao cemitério da freguesia “obra há muito reivindicada pela população” e a requalificação do acesso ao Calhau da Lapa, “lugar muito acarinhado pelas pessoas do Campanário, com cada vez mais interesse turístico”, lembra.
Numa altura onde a disponibilidade financeira da autarquia é maior para o investimento em obras públicas, o edil ribeira-bravense não esquece “as parcerias com o Governo Regional”, na comparticipação de alguns investimentos, bem como os apoios no âmbito do PRODERAM.