É através das redes sociais que Raimundo Quintal denuncia uma situação decorrente que mancha o paraíso natural que comummente se associa ao Ribeiro Frio. Diz-nos o geógrafo que “O lugar do Ribeiro Frio reúne todas as condições naturais para ser um paraíso. A morfologia do relevo, a Laurissilva e a água associaram-se duma forma fantástica”. Mas o homem tem vindo a transformar este lugar idílico num verdadeiro caos.
E acrescente: “A antiga casa de chá transformou-se numa ruína miserável. Casas de banho só nos restaurantes. O centro de Educação Ambiental está abandonado e a sinalética ao longo dos trilhos é ilegível”. Os autocarros e demais veículos de turismo que estacionam ao longo da única estrada existente e tornam ainda mais caótico este cenário. Descreve-nos Raimundo Quintal que “o autocarro da carreira tem enorme dificuldade em passar num beco, onde a cada momento saem turistas disparados à procura de poncha e sanita”.
Termina com um apelo às Secretárias do Turismo e do Ambiente para que não deixem “o caos a invadir os santuários naturais da Madeira…”.
As fotos que se juntam foram captadas pelo próprio no passado dia 10 de Fevereiro.