A Casa do Povo da Camacha já apoiou “693 pessoas num universo de 229 famílias a que corresponde um valor total de apoios de 213.765,08 euros derramados na economia do Concelho de Santa Cruz”. Este é o ponto da situação que a colectividade faz relativamente ao FEAS – Fundo de Emergência para Apoio Social que o Governo Regional concede em parceria com 16 Instituições Particulares de Solidariedade Social, entidades parceiras na operacionalização do Fundo, através da atribuição de apoios, nomeadamente na aquisição de géneros alimentícios e outros bens de primeira necessidade, no apoio ao pagamento de rendas de habitação não social o no apoio ao pagamento do empréstimo bancário à habitação (inclui o condomínio e o pagamento de seguros obrigatórios associados ao empréstimo à habitação).
“Estes apoios são de carácter mensal renovados mensalmente se se mantiverem as condições que estiveram na origem da atribuição do apoio”, realça.
O Fundo de Emergência para Apoio Social está em vigor até 31 de Dezembro de 2020, sendo que no concelho de Santa Cruz, a entidade responsável pela atribuição das verbas provenientes do FEAS é a Casa do Povo da Camacha.
Este fundo, de natureza extraordinária, pretende minimizar dificuldades financeiras resultantes de situações de lay off, desemprego, quebra de rendimentos, salários em atraso motivadas pela pandemia da COVID-19, e sentidas pelos residentes do concelho. Trabalhadores com salários em atraso, trabalhadores sazonais que ficaram sem trabalho por causa da pandemia, trabalhadores informais são elegíveis para este Fundo de Emergência Regional para Apoio Social.
Como aceder a este apoio?
Os residentes do concelho de Santa Cruz que se enquadrem nos requisitos do apoio, nomeadamente, pessoas ou famílias residentes no concelho, que se encontrem em emergência social temporária, provocada pela pandemia da COVID-19, podem contactar a Casa do Povo da Camacha.