A Casa do Povo de São Roque do Faial vai comemorar, pela primeira vez, amanhã, 16 de Abril, o Dia Mundial da Voz.
O programa terá início, pelas 16 horas, na sede da Casa do Povo com algumas actividades “de modo a sensibilizar para a importância da Voz e os cuidados a ter no seu manuseamento”.
Após a intervenção das entidades oficiais, seguir-se-á uma palestra, que terá como oradores a terapeuta da fala Liliana Almeida e o professor Rui Moisés, sendo o moderador Heliodoro Dória, presidente da referida casa do povo.
O evento será transmitido on-line através do Facebook da casa do povo e contará com a colaboração de Carla Correia, que fará a tradução para linguagem gestual.
Dando ênfase à voz, haverá um momento musical protagonizado por Júlia Dória e a declamação de um poema por Carina Silva.
Toda a actividade será apresentada por Carlos Pereira, técnico da Direcção de Serviços de Ruralidade.
Por fim, e sendo o dia 16 de abril véspera da Páscoa, a Casa do Povo aproveitará para distribuir amêndoas a todos os participantes.
Acreditamos que é a partir do pleno exercício da Voz que podemos ocupar novos espaços e legitimar nossos direitos fazendo valer nossa cidadania. Muitos são os profissionais que utilizam a Voz como instrumento de trabalho (cantores, actores, professores, oradores, …). E como nunca é demais alertar para os cuidados a ter com a voz, se falar, não grite – articule! Se gritar, opte por projectar! Trate as suas cordas, como únicas e insubstituíveis! Beba água, evite ambientes com ar condicionado, não fume, reduza os condimentos na alimentação e mantenha a sua voz saudável. Ela faz tanto por si, faça também por ela!