O PSD São Jorge não compreende as críticas levantadas pela oposição referentes à Conta de Gerência de 2021, isto porque “o valor alvo de preocupação pelo CDS de cerca de 25 mil euros, que corresponde a apenas 23% do orçamento global do ano transacto, foi gasto no último trimestre. Ora, é neste último trimestre que há mais gastos na rubrica de pessoal para fazer face aos pagamentos dos subsídios de Natal dos funcionários, ou seja, quase metade do valor em questão foi para essa rubrica”, esclarece Fabiana Matos. A presidente da Junta de Freguesia de São Jorge justifica desta forma os 13.830 euros pagos no final do ano findo, época que correspondeu ao início do mandato na presidência, após a vitória do PSD nas Autárquicas de 2021, destronando então a hegemonia do CDS.
Outra parte significativa foi o “pagamento da ornamentação do adro do Igreja e da Rua adjacente que vem sendo (e bem) hábito dos anteriores executivos, que conjuntamente ao fogo do final do ano, perfaz um valor de 6.838 euros”, indica. “A estes valores somam-se as despesas correntes como as comunicações, electricidade e consumíveis”, atira a agora presidente da freguesia que já foi bastião do CDS. Daí a conclusão: “Não existiu nenhum gasto extraordinário”, assegura. Faz também notar que o saldo de gerência que acabou por transitar para o presente ano enquadra-se nos valores verificados um ano antes. “O saldo de gerência que transitou para 2022, cerca de 15 mil euros, está dentro dos valores das anteriores gestões”, ao dar nota que em 2020 o saldo de gerência foi de 17.806 euros.
Perante as demais suspeitas levantadas pela oposição PSD, Fabiana Matos esclarece que “em relação à transferência para Associação Cultural dos Amigos de São Jorge (inactiva) foi uma gralha na elaboração dos mapas do anterior executivo CDS, isto porque o valor em questão foi transferido para a Associação de Amigos de Pessoas com Necessidade Especiais da Madeira no âmbito do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão – CACI Santana, para contribuir na compra de uma mufla”, concretizou.