A Casa do Povo de São Roque do Faial organizou ontem o XVIII Encontro de Grupos Corais em Santana, na Igreja Paroquial de São Jorge.
Nesta edição, para além do Grupo Coral da Casa do Povo de São Roque do Faial, participou o Orfeão Madeirense, o Grupo Coral Padre Dehon e o Grupo Coral Infantil da Escola B1/PE/C de São Jorge.
Os objectivos destes encontros continuam a ser mostrar às gentes do concelho de Santana um pouco daquilo que se faz a nível regional na música coral e proporcionar o intercâmbio coral e o convívio entre os elementos dos grupos participantes.
Segundo a Casa do Povo de São Roque do Faial, “todos os grupos participantes estão de parabéns pela qualidade evidenciada e pelo programa apresentado, com maior ênfase para as músicas tradicionais de Natal”.
O presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória deixou uma mensagem de agradecimento aos coralistas dos grupos participantes, pois sem a sua disponibilidade este evento não seria possível.
Salientou o voluntariado de todos os coralistas que “perdem” muitas horas em ensaios só pelo gosto que sentem em cantar, pois estas atividades não são remuneradas.
Aproveitou também para agradecer a todas as instituições que de qualquer modo apoiaram o evento, nomeadamente a Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural; Câmara Municipal de Santana; Junta de Freguesia de São Jorge; Paróquia de São Jorge; NaminhaterraTV e Junta de Freguesia de São Roque do Faial.
Por sua vez a presidente da Junta de Freguesia de São Jorge, Fabiana Matos, enalteceu a iniciativa e agradeceu à Casa do Povo de São Roque do Faial o facto de ter organizado este evento na magnífica Igreja Matriz de São Jorge e ter assim dado oportunidade às gentes de São Jorge poderem apreciar um espetáculo de excelente qualidade.
Por fim, o vice-presidente da Câmara de Santana, Gabriel Faria, agradeceu a Casa do Povo mais esta iniciativa e o facto de ter descentralizado o encontro. Referiu que a Câmara de Santana apoia todas as iniciativas através do protocolo anual que o município celebra com as várias instituições culturais.
O evento terminou com um jantar convívio num restaurante da localidade, para todos os coralistas participantes e convidados.