A Casa do Povo da Camacha decidiu não irá realizar nenhum evento aberto ao público durante a quadra deste Natal. Ricardo Vasconcelos, presidente da direcção, assume ter sido uma “decisão difícil”, mas também “ponderada” e previamente “debatida” internamente, razão pela qual manifesta convicção “de ser a mais correcta” face ao contexto actual.
Ainda assim, “porque a Festa tem de ser assinalada e celebrada”, a Casa do Povo está a preparar forma alternativa, “adaptada à realidade”, ou seja, recorrendo às tecnologias, para assinalar a quadra festiva.
A propósito desta decisão, a direcção da instituição camachense emitiu o seguinte comunicado:
“A época de Natal na Vila da Camacha é sempre vivida de forma muito especial e vivenciada com intensidade, sentimento e emoção, repleta de tradições e costumes profundamente enraizados no povo camacheiro.
Também por isso, anualmente, a Casa do Povo da Camacha dinamiza diversas actividades e eventos, sempre em conjunto com todos os grupos e valências, para além das entidades e associações da Vila.
Mas este ano é, efetivamente, um ano diferente. Estamos cientes de que todos somos fundamentais para travar a epidemia Covid-19, e estaremos sempre em linha com as regras e orientações emanadas da DGS, Governo Regional e IASaúde.
Assim, a Direção da Casa do Povo da Camacha decidiu não realizar nenhum evento aberto ao público, durante a quadra deste Natal 2020. Esta é uma decisão difícil, ponderada e já debatida em “Conselho de Actividades” com os nossos grupos e valências, pelo que é tomada com a convicção de ser a mais correta.
No entanto, porque a Festa tem de ser assinalada e celebrada, estamos a preparar uma forma diferente, adaptada à realidade corrente, de o fazer. Será uma Festa vivenciada em comum de forma mais digital, mas sempre genuína e podendo dar-nos a todos o sentimento de comunhão de esperança.”