O Cemitério de Santa Catarina, no Porto Santo, manter-se-á aberto nos dias 31 de Outubro, no dia 1 de Novembro “Dia de Todos os Santos”, e no dia 2 de Novembro “Dia de Finados”, no horário das 9 às 17 horas. Considerando o agravamento da situação pandémica, o Município estabeleceu regras excepcionais de acesso e permanência no cemitério, informa a autarquia. “Desta forma, as famílias dos entes queridos já falecidos, poderão prestar a sua homenagem, numa data tão importante, com as tradicionais visitas ao cemitério, no dia de Todos os Santos e no dia dos Fiéis Defuntos”, acrescenta numa nota.
Assim, torna público que nestes dias serão aplicadas as seguintes medidas:
A entrada de pessoas no cemitério deverá ser feita através da entrada junto ao “portão velho” e a saída deverá ser feita pelo “portão pequeno” junto à Rua D. Estevão de Alencastre;
É obrigatória a utilização de máscara no interior do cemitério;
À entrada do cemitério, é obrigatória a desinfeção das mãos, sendo que o município irá disponibilizar gel desinfetante;
É obrigatório manter a distância física e cumprir as regras de etiqueta respiratória;
É proibido partilhar materiais de limpeza (vassouras, baldes, etc.), sendo que cada pessoa deverá utilizar os seus;
Permanência no local com a duração máxima de 1 hora;
São proibidos ajuntamentos de pessoas no interior do cemitério (máximo aglomerado de 5 pessoas);
As casas de banho, junto ao cemitério, manter-se-ão encerradas;
À entrada do cemitério, durante a espera, é obrigatório manter o distanciamento físico;
Nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro, os funcionários municipais estarão a prestar apoio e a controlar os acessos, por forma a evitar aglomerados no interior do cemitério.
A lotação máxima definida para a permanência no interior do Cemitério é de 50 pessoas;
Apela-se, a quem visite o cemitério, que se desloque apenas ao jazigo que pretende visitar e limite a circulação às atividades necessárias para o culto, limpeza e asseio da campa em causa.
Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crónica) não se desloquem ao cemitério. A Câmara Municipal apela ao civismo de todos para que, na medida do possível, as visitas não sejam concentradas apenas no dia 1 de novembro, aconselhando a que sejam feitas ao longo da semana anterior, para que se possam ser realizadas as tarefas de limpeza e, assim, minimizar-se o tempo de permanência no cemitério, no dia de usual maior afluência, evitando ajuntamentos.
O Município realça que as presentes orientações são passíveis de alteração, na medida em que, a todo o momento, poderão vir a ser publicadas distintas medidas de abrangência regional.