Os idosos do Centro de Dia do Porto da Cruz, bem assim os alunos da escola local, foram surpreendidos na véspera do ’25 de Abril’ pela presença do ‘Compadre Jodé’. A iniciativa do ‘Projecto Vivendo e Aprendendo’, da Escola Básica 1,2,3/PE do Porto Da Cruz, que traz, semanalmente, os idosos do centro de dia ao estabelecimento de ensino para interagirem com os alunos, teve, desta feita, a surpresa da figura do ‘Compadre Jodé’.
Um dia diferente para os idosos e alunos das duas instituições da localidade nortenha. A presença do ‘Compadre Jodé’ reforçou a boa disposição. Para os mais velhos, foi sobretudo, uma oportunidade de vivenciarem a personagem que conhecem de ambientes televisivos. Momentos de boa disposição que proporcionou também o reavivar de costumes, tradições, expressões e regionalismos.
Para os alunos, em particular, a riqueza foi outra. ‘Compadre Jodé’ subiu ao palco como Marcelino Teles, e em frente a eles, sofreu a transformação. As disciplinas que mais trabalham a dramaturgia tiveram particular empenho nesta actividade, que envolveu toda a comunidade escolar. A reaprendizagem de regionalismos e expressões tradicionais foi outra área de enriquecimento.
O ‘Projecto Vivendo e Aprendendo’, caucionado pela Direcção Regional de Educação, existe na Escola Básica com Pré-escolar do Porto da Cruz há algum tempo. Objectiva, precisamente a aprendizagem da vida e a sua partilha. São diversas as actividades que desenvolvem, com a deslocação, semanal, dos idosos à escola. Sempre com a presença de alunos em interacção mútua. A melhoria das capacidades de leitura e escrita, bem como de iniciação em língua estrangeira, têm sido áreas abrangidas.