A Freguesia da Serra de Água, no concelho da Ribeira Brava, comemora amanhã, dia 28, o seu 342.º aniversário.
Para assinalar a data, a Junta de Freguesia, em parceria com outras forças vivas da Serra de Água, nomeadamente a Casa do Povo e a Paróquia, preparou um concerto de Natal, com recurso à prata da casa, evidenciando, assim, os talentos musicais que existem na freguesia e procurando resgatar uma tradição que noutros tempos teve grande expressão.
A ideia, conforme nos revelou Francisco Pestana, “passa por dinamizar culturalmente esta freguesia serrana, descentralizando a cultura dos grandes centros e trazendo até junto das populações um conjunto de actividades diversas”, com a tónica a ser colocada na música e na vertente cultural. “Em quase todas as famílias há um músico”, refere-nos o presidente da Junta, havendo, por isso, o interesse em conjugar esforços para dar a conhecer esses valores.
Contando hoje com cerca de 64 crianças, a Serra de Água é uma freguesia marcada também pelo envelhecimento da população, pelo desemprego e pela emigração. Ainda assim, diz-nos Albertina Ferreira, que integra o actual executivo, “estamos empenhados numa mudança de paradigma ao nível cultural” e para isso a aposta passa pelo trabalho conjunto com diversas entidades da freguesia e do concelho, como acontece, de resto, nas celebrações de mais um aniversário, de que fazem parte uma missa solene, às 17 horas, e o já referido concerto de Natal.
Refira-se que o concerto contará com a actuação da Orquestra Bandolinística Ribreirabravense, o grupo ‘Lux Aeterna’, o grupo coral ‘Master Dei’ (Estreito de Câmara de Lobos), o coro Infanto-juvenil da Ribeira Brava, e, a grande estreia da noite e anfitriã deste espectáculo, a Tuna de Bandolins e Guitarras da Serra de Água. O concerto tem lugar na Igreja da Serra de Água, a partir das 18h30, seguindo-se um convívio para toda a população. Antes,o executivo fará uma visita aos vários sítios, acompanhado por uma banda filarmónica.
Tuna local apresenta-se pela 1.ª vez
A Tuna de Bandolins e Guitarras da Serra de Água estreia-se amanhã, pela primeira vez, numa actuação ao público, desta feita num dia duplamente marcante para esta localidade do concelho da Ribeira Brava.
Sob orientação de Marlene Rodrigues, este novo agrupamento musical surgiu da vontade da Junta de Freguesia, Casa do Povo e Paróquia em trazerem até a esta freguesia serrana um pouco mais de cultura, promovendo, assim, aulas de música – neste caso, bandolins – para toda a população.
As aulas começaram há pouco mais de um ano, e desde então a evolução tem sido notória, diz-nos a responsável pelo ensino do bandolim.
Neste momento, a Tuna conta com sete aprendizes/executantes, que se apresentarão amanhã juntamente com os grupos convidados, num repertório natalício que irá agradar aos presentes. Refira-se que os executantes da Tuna de Bandolins e Guitarras da Serra de Água têm entre 11 e 50 anos, sendo que em todos há um forte gosto por aprender música, mesmo que o seu primeiro contacto com o instrumento tenha nascido desta experiência.
Note-se que, desta vontade de dinamizar culturalmente a freguesia da Serra de Água tem se evidenciado a falta que faz um espaço dedicado à cultura, devidamente preparado para concertos, peças de teatro e outros espectáculos desta natureza. De acordo com o testemunho de Avelino Abreu e Marlene Rodrigues, que integram diversos grupos culturais do concelho da Ribeira Brava, faz falta uma casa da cultura no concelho para que os grupos possam apresentar-se mais vezes à população nas melhores condições.